Este concerto marcado para o dia 28 de janeiro, às 21h30, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, faz-se de pérolas discográficas do Atlântico Sul gravadas em goma-laca, algumas que se ouvirão, em 78 rotações, numa velha grafonola, graças à generosidade do Pedro Aragão e do Isaac Raimundo.
Artistas portugueses e brasileiros reinterpretam músicas originalmente gravadas em discos de 78 rotações (antecessores do vinil), pelas indústrias fonográficas de Portugal e Brasil, na primeira metade do século XX, agora com arranjos contemporâneos. Um concerto feito de fados, maxixes, marrabentas e choros, alguns dos géneros musicais que repetidas vezes cruzaram o Atlântico, no vaivém entre Portugal e o Brasil.
Este espetáculo no TAGV coloca em evidência os géneros musicais que cruzaram o Atlântico tais como fado, maxixe, marrabenta ou o choro. O repertório apresenta recriações de músicas originalmente gravadas pelas indústrias fonográficas brasileiras e portuguesas deste período.
Entre estes estão a pianista brasileira Chiquinha Gonzaga, que morou em Portugal entre os anos de 1906 e 1909, e publicou diversas peças em Lisboa; o maestro e violinista brasileiro Nicolino Milano, autor do célebre Fado Liró; o compositor português Carlos Calderón, pioneiro da fonografia em Portugal e também compositor teatral; o instrumentista português António Francisco da Conceição; ou a cantora portuguesa Ester de Abreu. A recriação deste repertório é apresentada com arranjos especialmente escritos para este concerto por Jayme Vignoli e Marcilio Lopes, arranjadores brasileiros da Casa do Choro do Rio de Janeiro.
O Clube do Choro do Porto é composto por Francisco Bastos (flauta), Saulo Giovannini (vibrafone), Klênio Barros (trombone), Pedro Aragão (bandolim), João Pitta (violão de 6 cordas), Vinicius Lucena (violão de 7 cordas) e Felipe Bastos (bateria) além de contar com a participação da cantora portuguesa Patrícia Lestre.
Por 7€ ainda pode comprar os seus bilhetes para o concerto do Clube do Choro do Porto no TAGV.