cultura

“Não sou eu… é a minha cabeça.” Raminhos vai a Coimbra falar sobre saúde mental

Espetáculo inovador e interativo está a correr o País e passa pela cidade a 22 de outubro.
António Raminhos.

“Não sou eu… é a minha cabeça” é o espetáculo interativo que está a correr o País e em que António Raminhos partilha com o público a sua experiência de vida e os problemas relacionados com a sua saúde mental, com leveza e humor. A passagem por Coimbra está marcada para 22 de outubro, sábado, às 21h30, no Conservatório de Música.

Os bilhetes custam 15€ e já estão à venda online. “Prepara-te para rir, mas também para colocar perguntas…  Prepara-te para ouvir as histórias do Raminhos, mas também para contar as tuas… mas só se quiseres! Prepara-te sobretudo para uma experiência original”, refere a sinopse do espetáculo.

Portugal é o quinto País da União Europeia com maior prevalência de doenças mentais, onde 50 por cento da população já teve uma doença mental e 20 por cento sofre atualmente de, pelo menos, uma doença deste foro. O humorista tem revelado ao longo da sua vida histórias de como é viver com um transtorno obsessivo-compulsivo, contribuindo dessa forma para a desmistificação da doença mental, seja em discurso direto nas entrevistas e podcasts, na temática dos seus espetáculos ou através do seu livro “Somos Todos Estranhos — Até Percebermos que isso é Normal”.

“Já tive obsessões e medos demasiado estranhos para ficarem apenas comigo! Tinha que os partilhar! A ideia não é que as pessoas possam ficar com os meus medos, mas sim que possamos todos falar sobre eles, até porque tenho a certeza que não sou o único. E quanto mais falarmos de forma leve, mais depressa percebemos que todos têm as suas próprias dúvidas e ânsias”, revela o comediante.

“Não sou eu… é a minha cabeça” assume-se como um “espaço de partilha, uma espécie de grupo de autoajuda, mas onde os problemas ganham a leveza moderada pelo humor”. Com o apoio da Multicare, Raminhos está a percorrer o País numa viagem que começou em setembro em Leiria e terminará a 25 de novembro em Braga.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA