Num fim de semana em que o foco da cidade e da região está centrada na Feira Medieval, que decorre até domingo na Praça Velha, existe um novo local de exposições para conhecer em Coimbra. Chama-se Casa das Artes Bissaya Barreto, junto às Escadas Monumentais, e pode ser visitada este sábado entre as 15 e as 19 horas.
Naquele espaço, está “Transmídia” do artista multidisciplinar nEcKo. Uma mostra que combina a pintura de graffiti, o design computacional, a inteligência artificial, a projeção e a vídeo arte que tem como objetivo refletir sobre questões fundamentais que afetam toda a sociedade: “a forma como coexistimos com a tecnologia”.
Sendo este o quarto sábado do mês, os espaços museológicos municipais têm entrada gratuita. A sugestão da New in Coimbra passa pela nova exposição do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC). “Linha Móbil” é o título da exposição que reúne obras de Ângelo de Sousa, Daniel Blaufuks, Helena Almeida, Jorge Molder, Jorge Queiróz, José Loureiro, José Lourenço, José Pedro Croft, Julião Sarmento, Nadir Afonso, Paulo Catrica, Paulo Nozolino, Pedro Calapez, Roland Fischer e Rui Sanches.
Antes, e se gostar de velharias, pode sempre passar pela Via Central. Neste local, realiza-se a edição mensal da Feira das Velharias onde pode encontrar utensílios domésticos e decorativos, peças de latoaria, joalharia, ourivesaria, arte sacra, livros, discos de vinil, selos postais e outras raridades, em boa parte, pertença de colecionadores.
No Parque Manuel Braga, está a decorrer a 1.ª edição do Festival “Refresca”. Um certame que junta três eventos no mesmo espaço: o Summer Market, com 16 expositores — onde se pode encontrar desde roupa a bijuteria, passando pelo artesanato —, 14 espaços de bebidas, que vão desde água, cerveja artesanal, cidra, vinhos e espumantes, gins, hardseltzer, granizados de fruta e sumos naturais, caipirinhas e mojitos, kombucha, chás e cafés, e 11 espaços de street food com venda de pizzas, sandes de presunto de porco preto, bifanas e sandes de carne assada, entre outros pratos.
Sábado
9 horas — Feira de Velharias na Via Central. Encerra às 19 horas.
10 horas — Abertura solene da Feira Medieval no Largo da Sé Velha em Coimbra. Encerra à meia-noite.
10 horas — Exposição “Linha Móbil” no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra. Encerra às 13 horas e reabre entre as 14 e as 18 horas.
15 horas — Visita guiada à freguesia de Souselas e Botão. Ponto de encontro: Igreja Matriz de Souselas.
15 horas — Exposição “Transmídia” na Casa das Artes Bissaya Barreto – Monumentais. Encerra às 19 horas.
13 horas — Festival “Refresca” no Parque Manuel Braga. Encerra às duas da manhã.
22 horas — Concerto com Lemon Zest na Praça do Mercado D. Pedro V.
Domingo
9 horas — Abertura da Feira Medieval no Largo da Sé Velha em Coimbra. Encerra às 19 horas.
10 horas — Exposição “Soutenir” de Maria Beatitude na Sala de Exposições Temporárias do Edifício Chiado. Encerra às 13 horas e reabre entre as 14 e as 18 horas.
10 horas — Exposição “Don’t Get Emotional” na Galeria Almedina. Encerra às 13 horas e reabre entre as 14 e as 18 horas.
13 horas — Festival “Refresca” no Parque Manuel Braga. Encerra às 22 horas.
14 horas — Exposição “Auto & Retrato” e “Interstícios” no Centro de Artes Visuais. Encerra às 19 horas.
Se preferir tomar uma bebida ou provar alguns dos pratos típicos da cidade, deixamos aqui uma sugestão de oito rooftops.