cultura

Museu Municipal de Coimbra evoca mulher, pai e primavera em oficinas temáticas

Ao longo do mês de março estão previstas atividades para todos os gostos. Conheça o programa completo.
Aproveite.

O Museu Municipal de Coimbra (MMC) vai assinalar este mês o Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Dia do Pai (19 de março) e o Dia da Primavera e da Poesia (21 de março) com várias atividades dirigidas ao público escolar.

De 8 a 31 de março vão decorrer ações em torno do tema Mulher. A 8, 14 e 31 deste mês vão ter lugar visitas acompanhadas sobre a vida e obra de Josefa Greno, no núcleo de Pintura da Coleção Telo de Morais. Esta ação vai funcionar em articulação com o Plano Nacional das Artes – PNA, para alunos do 3º ciclo e secundário, de terça a sexta-feira, das 10 às 16 horas (aproximadamente 30 minutos cada sessão).

O CACC também vai disponibilizar uma proposta para a celebração do Dia da Mulher, igualmente em articulação com o PNA. A atividade terá lugar nos dias 8, 14 e 31 de março também para alunos do 3º ciclo e secundário, terça a sexta-feira, das 10 às 16 horas (aproximadamente 30 minutos cada sessão).

Para assinalar o Dia do Pai, o MMC vai desenvolver atividades de 15 a 17 de março, com a oficina “A memória das emoções”. Nestes dias tão especiais que antecedem o Dia do Pai, o Museu propõe um passeio pela coleção Telo de Morais. No final, está preparado um jogo da memória para cada um oferecer ao pai, ou a um amigo especial, no dia 19 de março. 

Este mês também se vai evocar o Dia da Primavera e da Poesia, com ações de 21 a 24. Sob o mote “Primavera na Coleção”, o Museu vai dar as boas-vindas à primavera, no Parque Manuel Braga. A proposta passa por cada um levar uma bolsa para colocar as folhas, flores e ervas. Regressados ao Edifício Chiado, vão ser dadas a conhecer algumas pinturas que retratam a primavera e, a partir daí, cada um pode fazer belos trabalhos. 

Para o público escolar, vão também decorrer as já habituais oficinas: “Médicos da Arte” sobre a coleção Telo de Morais; “O Augusto quer ser arquiteto”, para exploração do Parque Manuel Braga. “Veste-te de matemática”, disponível até 3 de março, já que gira em torno da exposição “2 Pernas de Uma mesma Cadeira”, que termina a 5. Já na Torre de Almedina, decorre a oficina “Na Torre mais gira da cidade existe uma Seteira. Sabes o que é?”.

Também para o público escolar, vai decorrer até 24 de março (a exposição termina no dia seguinte), na Sala da Cidade, uma oficina que resulta da colaboração entre o serviço educativo da Biblioteca Municipal de Coimbra-BMC, o Museu Municipal e o CACC.  A participação nas várias atividades é gratuita, com marcação prévia através do telefone 239 840 754 ou do email museu.municipal@nullcm-coimbra.pt.

O MMC vai ainda inaugurar a 11, a exposição “Fotografia alternativa e histórica de Renato Ferreira”, que vai estar patente até 14 de maio. Já a 23 de março (até 14 de maio) vão estar expostos, na Galeria Almedina, trabalhos dos alunos da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). E, como habitual, no quarto sábado do mês, neste caso dia 25 de março, o acesso é livre em todos os núcleos do Museu Municipal de Coimbra e ao Centro de Arte Contemporânea.

Já no CACC é inaugurado este sábado, dia 4 de março, “POSE”, uma exposição sob o signo do retrato, com obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado (em depósito no CACC), da Coleção de Arte do Município de Coimbra, da Coleção Privada, da Coleção Norlinda e José Lima, da Coleção Isabel e Carlos, da Coleção Rita e Gonçalo Lima, da Coleção LR e da Coleção RC. 

E logo no sábado, dia 4, às 15h30, terá lugar a primeira visita acompanhada à exposição pelo curador José Maçãs de Carvalho, visita que se repete no 25, às 14h30. Recorde-se que, como é habitual, ambas requerem inscrição através do telefone 239 828 052 ou pelo email centroartecontemporanea@nullcm-coimbra.pt. Também a 25, dia de entrada livre no Museu Municipal de Coimbra, vai realizar-se a oficina Artsketchers no CACC, das 16 às 17 horas. 

Em março, também vão ser lançados no CACC dois kits didáticos das obras de Paula Rego e Pedro Amaral. O primeiro, com o título “Em que oceano?”, é um desafio ao utilizador para criar o seu conto ilustrado, através da obra de Paula Rego. No segundo, “Propaganda cromo(ática)”, a proposta passa pela construção de uma ilustração com colagens, a partir da obra de Pedro Amaral. Os kits didáticos estão disponíveis para visitantes, que podem realizar, individualmente, o desafio e para escolas (grupos formados), com visita acompanhada à exposição.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA