cultura

Museu em Cantanhede para os fãs do universo dos Spectrum tem uma nova sala

O espólio reúne mais de três mil peças do cantanhedense João Diogo Ramos.
Museu fica na Escola Básica Conde Ferreira, no centro da cidade.

É considerado o primeiro museu do mundo dedicado ao ZX Spectrum que é, nada mais nada menos, do que o primeiro computador pessoal de muitos portugueses, espanhóis, ingleses e tantos outros à volta do mundo. O Museu LOAD ZX Spectrum, na Escola Básica Conde Ferreira, no centro de Cantanhede, inclui vários equipamentos relacionados com o tema, que se apresentam em estado funcional e devidamente documentados, podendo ser uma verdadeira experiência para os amantes do universo dos Spectrum.

O acesso ao museu é gratuito e não há como ficar indiferente aos sons de arranque dos jogos bem presentes na memória dos portugueses que, por volta de 1980, viam chegar às suas casas os computadores que marcaram o primeiro contacto com videojogos e programação. Esta mostra só é possível graças ao espólio do cantanhedense João Diogo Ramos, de 44 anos, — e um dos grandes colecionadores internacionais nesta área — que não deixou escapar um único pormenor e quis partilhar um pouco do seu mundo.

Iniciou este projeto em 2020, com o apoio do Município de Cantanhede. Ainda assim, a sua caminhada já se iniciou há vários anos. “Tive o meu primeiro Spectrum julgo que com oito anos”, começa por contar à New in Coimbra, adiantando que, devido ao estímulo desta tecnologia, aprendeu a programar computadores bem antes de ir para a universidade. Claro está que acabou por se tornar engenheiro informático e todas as peças que guardou durante anos e anos passaram a estar à vista de todos.

“Tinha genuinamente a vontade de partilhar o espólio. Lembro-me de ver a cara de felicidade dos meus amigos de cada vez que iam a minha casa e viam tudo aquilo que tinha. Até que chegou um momento que já não tinha espaço em casa”. Entre livros e equipamentos são mais de três mil peças guardadas uma vida inteira.

E porque o espaço começou a ser pouco, desde dia 22 de outubro — data em que o museu assinalou dois anos — que existe mais uma sala imperdível para os visitantes. Trata-se de um espaço multiusos batizado com o nome de Rosalina Alves, de forma a homenagear a colaboradora da TIMEX que mais se tem destacado neste processo de reencontro e levantamento histórico.

“Fizemos esta aposta com o objetivo de fazer crescer o museu e é uma extensão do que já existe. É um espaço diferente e tanto dá para ver um filme, como para trabalhar, além de ser palco de exposições temporárias”, diz.  

O melhor é que com um simples clique tem a experiência de uma visita virtual e pode aceder ao arquivo digital. Num só espaço fica também a conhecer a história desta maravilha tecnológica que contribuiu de forma decisiva para introduzir a tecnologia a vários utilizadores e incentivar outros tantos a prosseguir uma carreira profissional na área.

O Museu LOAD ZX Spectrum acaba ainda por ser uma homenagem aos inventores que criaram estes dispositivos mágicos e os jogos que os tornaram famosos, sendo que o ZX Spectrum permanece vivo com novos jogos e computadores disponíveis no mercado. Nesta mostra descobre ainda o importante papel desempenhado por Portugal na fábrica da TIMEX.

As atenções centram-se já no futuro e, a partir desta quinta-feira, 17 de novembro, até dia 20 de novembro, o Museu LOAD ZX Spectrum vai estar representado na Lisboa Games Week, em exclusivo e a título de extensão temática.

De seguida carregue na galeria para ficar a conhecer melhor o museu.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Escola Básica Conde Ferreira
    3060-133 Cantanhede
  • HORÁRIO
  • De terça-feira a sábado das 10h às 18h

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA