Os moinhos de vento representam uma lição viva do que foi a moagem no passado. Em Maiorca, concelho da Figueira da Foz, a junta de freguesia dispõe de um espaço que ainda preserva “toda a mestria de uma época de produção de farinha dos mais diversos cereais agrícolas cultivados no Baixo Mondego”. Para dar a conhecer o seu trabalho, a autarquia programou para o fim de semana de 15 e 16 de abril um conjunto de iniciativas gratuitas para evidenciar a sua importância.
Em quatro momentos (sábado e domingo às 10 e 15 horas), e durante um período de duas horas, é possível assistir ao vivo à moagem de cereais. A iniciativa insere-se nas comemorações do Dia Nacional dos Moinhos, assinalada anualmente a 7 de abril, mas que devido à coincidência com o período Pascal, será celebrada nos próximos fins de semana.
Ao longo de dois dias, estão previstas diversas atividades lúdicas, turísticas e promocionais da freguesia figueirense. Torneio de pesca, passeio de barco e canoagem no lago são as propostas para a manhã de sábado. Depois de almoço, a Casa do Lavrador dos Casais vai confecionar e vender arroz doce no Parque do Lago — Largo da Feira Nova. Um aperitivo para o roteiro fotográfico que irá percorrer ruas e pontos de interesse da freguesia. As imagens serão depois publicadas na página do Facebook da junta de freguesia. O primeiro dia de atividades encerra com um sunset no lago com o DJ Xano Cavaleiro.
Uma caminhada pela “Rota das Fontes” dá início às comemorações no domingo de manhã. Pelas 15 horas é divulgada a obra “Pedaços de Maiorca Bela”, da autoria de Maria José Sousa, que irá dialogar com o público presente sobre a história de Maiorca e a sua importância regional e nacional. A receção da cruz e oração pelo Padre Daniel Cruz encerram as comemorações do Dia Nacional dos Moinhos.
Refira-se que o Moinho de Vento de Maiorca foi alvo de uma reparação profunda após a tempestade “Leslie” e está, neste momento, completamente funcional. A intervenção esteve a cargo da junta de freguesia.