Desde esta segunda-feira, 26 de agosto, que pode viver uma experiência única e imersiva em Coimbra com a primeira apresentação na Europa do espetáculo “Modo Avião”, de Lucas Santtana. A nova experiência pretende dar continuidade à programação cultural da Associação Portugal Brasil 200 anos e terá lugar na Casa da Cidadania da Língua. A entrada é gratuita.
Até 26 de outubro serão realizadas duas sessões diárias, de segunda a sexta-feira das 10 horas ao meio-dia e das 16 às 18 horas. Para quem não conhece, trata-se de um áudio filme, um novo género criado por Lucas Santtanan, que combina música, literatura, cinema e arte dramática. O projeto foi apresentado no Brasil e “convida os participantes a desconectarem-se do ritmo frenético do mundo moderno e a mergulharem na narrativa sonora que se desenrola num ambiente de sonho”, explica a Câmara Municipal de Coimbra.
Na prática, estarão disponíveis alguns puffs infláveis, onde pode sentar-se ou deitar-se enquanto ouve a história através de fones de ouvido sem fios. A sessão tem duração de 44 minutos e promete ser uma nova forma de “vivenciar a arte e a música” com uma banda sonora que mistura “diálogos, sons ambientes e músicas”.
A narrativa foi criada por Lucas Santtana, em parceria com o escritor João Paulo Cuenca e desenhista e quadrinista Rafael Coutinho.
“O evento marca um momento especial na programação da Casa da Cidadania da Língua, um espaço dedicado à promoção da língua e da cultura em todas as suas formas”, sublinha José Manuel Diogo, presidente da Associação Portugal Brasil 200 anos, acrescentando: “A apresentação do Modo Avião em Coimbra reforça a missão de aproximar Portugal e Brasil através de eventos culturais únicos e inovadores”.
Ver esta publicação no Instagram