A música underground e alternativa prepara-se para invadir Coimbra no próximo dia 26 de outubro, sábado. O Teatrão vai receber sete concertos e uma feira de arte entre as 18 horas e a meia-noite.
O evento surgiu da necessidade de criar um espaço em Coimbra, onde fosse possível assistir a concertos punk e metal. “Nem todos somos de Coimbra, mas encontramo-nos aqui por diversas razões — alguns são estudantes e outros trabalhadores — e sentíamos que fazia falta na cidade esta bolha do ‘underground’, que é o punk e o metal” salienta a organização do MetalPunk Coimbra Fest.
Assim, a programação conta com várias iniciativas que se cruzam e visa aproximar o mundo do punk com o metal. Scatter, Insurgência, Reia Cibele, Corrosão Social, Spin The Skull, Alpha Warhead são alguns dos nomes confirmados para esta nova edição. A cabeça de cartaz é a banda Simbiose, que conta com mais de 30 anos de história no cenário do crust hardcore português.
A banda nasceu em 1991, mas foi apenas em 1995 que surgiu o primeiro EP “Simbiose”, e subiram ao palco ao longo dos anos seguintes. Em 2002, foi lançado o álbum de estreia “Naked Mental Violence”, seguido de uma tour europeia. Em 2007 entram no mundo cena punk/crust mundial com “Evolution?” que, apesar do sucesso moderado em Portugal, arrastou multidões pelo mundo, especialmente Brasil, México e Japão.
Muitas das restantes bandas possuem letras de cariz político e crítica social, uma vez que a organização procurou projetos que trabalhem em torno não apenas da sonoridade, mas também da mensagem. Até 25 de outubro, sexta-feira, pode reservar o seu bilhete através de um formulário online por 13,5€. Caso compre no próprio dia, o valor é de 15€.