O concelho de Mealhada vai dedicar o mês de novembro à sétima arte ao receber, no Cineteatro Messias, dois encontros de cinema. No dia 3 de novembro, sexta-feira, decorre o Encontros de Cinema na Mealhada, que vai juntar vários profissionais da área, bem como cinéfilos, para um dia de debate e reflexão sobre o tema. Já nos dias 15 a 17 de novembro, é a vez do festival Caminhos do Cinema Português rumar até à Bairrada, para a exibição de filmes para todas as idades e a realização de masterclasses.
O programa da primeira edição do Encontros de Cinema começa às 10 horas, com um discurso de abertura de Filomena Pinho, vice-presidente e vereadora da Cultura, sobre a própria produção cinematográfica em Portugal. De seguida, por volta das 10h15, vão ser exibidos alguns filmes de promoção territorial. O programa que se segue tem previsto a realização de painéis de discussão.
O primeiro painel está marcado para as 10h30 e vai contar com a moderação de Bernardo Freire, crítico de cinema e apresentador do programa “A Lei do Cinema” e vai focar-se na descentralização da produção cinematográfica. Depois de um coffee-break, terá lugar o segundo painel, por volta das 11h45, que vai explorar a relação entre o YouTube e o cinema, tendo como moderadora Ana Mannarino, representante da Escola Profissional Vasconcellos Lebre.
Às 15 horas, o programa prevê a exibição de uma reportagem sobre duas das mais simbólicas tradições populares mealhadenses, a Queima do Judas e a Romaria da Ascensão A importância da identidade, das tradições e da memória também vão ser debatidas, pelas 15h30, com a moderação de Paulo Fajardo, repórter de imagem. Por fim, vai haver também uma sessão de curtas-metragens, pelas 17 horas, sendo o horário de encerramento da iniciativa às 18 horas.
Posteriormente, nos dias 15, 16 e 17, o festival Caminhos do Cinema Português, que vai para a 29.ª edição, vai proporcionar à população da Mealhada “filmes diversificados e dirigidos a vários segmentos da população”. Nesse sentido, os três dias vão contar com sessões de cinema durante a manhã (10h30) para miúdos que estejam em idade de pré-escolar ou que frequentem o 1º ciclo de ensino. Os dias 16 e 17 estão reservados para a exibição de filmes direcionados para o 2º e 3º ciclo. Já durante a noite, pelas 21h30, o Cineteatro Messias vai pôr a rodar os vários filmes, que estão a participar no concurso do festival Caminhos do Cinema Português.
O dia 15 está reservado para a realização de um masterclass, na presença do realizador e produtor conimbricense António Ferreira, que tem no seu repertório filmes como “Pedro e Inês”. A aula, que vai ter lugar às 14h30, vai focar-se na importância “da região no ecossistema cinematográfico nacional”, assim como quais os primeiros passos a dar no mundo da produção cinematográfica. Filomena Pinho espera que a parceria com o festival “seja proveitosa e frutífera no sentido de potenciar novos públicos e também de podermos diversificar e enriquecer a oferta cultural do Município”.