Mário Laginha e a centenária Banda Sinfónica da Filarmónica União Taveirense (FUT) vão partilhar o palco do grande auditório do Convento São Francisco no próximo sábado, 23 de outubro, num concerto que se espera M-O-N-U-M-E-N-T-A-L. Num encontro de estilos e tradições, o espetáculo encerra a 20.ª edição do Festival Jazz ao Centro — Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra que arrancou a 22 de setembro.
O “Concerto para piano e orquestra”, marcado para as 18 horas, é uma oportunidade única para ver um espetáculo onde o jazz de Laginha se cruza com a herança musical da Filarmónica Taveirense, sob a direção do maestro João Paulo Fernandes. O concerto foi composto pelo pianista, em 2009, a convite do Festival Internacional de Música do Algarve. Habituado a escrever para formações mais pequenas, o músico encarou a tarefa com “descontração”.
Apesar de ter sido fundada há mais de um século, mais precisamente em 1869, a Filarmónica União Taveirense tem sabido reinventar-se e mantém hoje uma invejável dinâmica na sua escola de música, que levou à criação de uma Orquestra Ligeira, uma Big Band e uma Banda Juvenil. Os bilhetes podem ser adquiridos online na BOL e custam entre 8 e 10€.