Considerados um dos maiores fenómenos musicais de todos os tempos, The Beatles, formados na década de 60 do século passado, influenciaram gerações e deixaram um legado que perdura até hoje. O sucesso veio logo no primeiro single “Please, Please Me”, que deu origem a um álbum com o mesmo nome, gravado em apenas 12 horas. O disco começou a ser produzida às 10 horas, terminando às 22h45, s 11 de fevereiro de 1963.
Em Coimbra, os fãs da banda britânica poderão visitar este e outros álbuns numa exposição que lhes presta homenagem com uma coleção de capas de discos em vinil. “Clássicos intemporais dos Beatles” pode ser visitada até 26 de setembro na Casa Municipal da Cultura de Coimbra.
Com entrada gratuita, a mostra inclui capas de álbuns, EPs e singles que marcaram como “Hey Jude”, “Yesterday”, “Let it Be” e “She Loves You”. Todas as peças fazem parte do espólio discográfico da biblioteca municipal, estando disponíveis para apreciação, consulta e audição por parte do público.
Até 14 de julho, os visitantes poderão aceder à exposição de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 19h30, e, aos sábados, das 13h30 às 19h30.
O horário irá sofrer alterações de 15 de julho a 26 setembro, passando a funcionar apenas nos dias úteis, das 9 horas às 12h30 e das 14 horas às 17h30.
Aproveite para ler também este artigo da NiT acerca do documentário “Beatles ’64”, produzido por Martin Scorsese, que aborda a primeira visita do quarteto britânico aos Estados Unidos. A produção chegou às plataforma de streaming em Portugal no final do ano passado.