cultura

José Luís Peixoto e outros escritores vêm a Penacova falar sobre livros

A primeira edição do Festival Literário de Penacova acontece entre 17 e 22 de fevereiro.
O escritor José Luís Peixoto.

Apresentação de livros, conversas com escritores, exposições, curtas-metragens, teatro, dança, palestras e concertos. A programação da primeira edição do Festival Literário de Penacova é recheada de bons momentos para quem é fã de eventos culturais. Com entrada gratuita, a iniciativa vai juntar escritores, leitores, artistas e público entre os dias 17 e 22 de fevereiro. 

A vila vai transformar-se num ponto de encontro para mentes criativas, com uma programação diversificada que inclui ainda uma feira do livro, mesas-redondas, espetáculos de poesia, e várias atividades para todas as idades. 

Do programa fazem parte nomes como José Luis Peixoto, Fernando Alvim, Pedro Lamares, João Gobern, Raul Minh’alma, entre outros. O cartaz suscitou, aliás, uma forte polémica nas redes sociais, assim que foi revelado, na última semana de janeiro. O facto de apresentar apenas nomes e fotografias de homens, gerou onda de contestação online, pela falta de presença de escritoras mulheres.

Foi depois partilhada uma segunda versão, que incluía os nomes de Manuela Pereira e Sónia Simões. No entanto, as críticas à organização continuam por criar um evento com uma presença maioritariamente masculina. 

Os destaques

A primeira grande conversa do evento acontecerá a 17 de fevereiro, segunda-feira, às 11h10, com o cientista Carlos Fiolhais e o jornalista João Gobern, moderada por Fernando Alvim, com o tema “Ler é saber mais”.

No dia 18, terça-feira, o destaque vai para a apresentação do mais recente romance do escritor Raul Minh´alma, “Fomos Mais do Que um Erro”, às 11 horas. Pelas 10h30, será realizada uma atividade especial para bebés e miúdos até seis anos, que conta com uma peça de teatro, “Aquariana”. 

No dia 19, quarta-feira, às 10h30, o Auditório Municipal será palco da exibição “O crime do Padre Amaro”, um filme adaptado para o cinema a partir da obra literária de Eça de Queiroz. Já no dia 20, quinta-feira, um momento cultural vai passar no Auditório com uma dança tradicional de São Tomé e Príncipe e um poema de Camões musicado pelos alunos da Escola Profissional de Penacova, às 11h30. 

José Luís Peixoto também marca presença no dia 21 de fevereiro, sexta-feira, com uma palestra sobre “Escrever e ler: A arte de habitar vidas paralelas”, pelas 11 horas. No último dia do festival, Rodolfo Castro, autor, formador e contador de histórias, irá dirigir a Oficina de Leitura em Voz Alta, às 9h30. O encerramento contará ainda com o espetáculo infantil “O Príncipe Nabo”, pela companhia AtrapalhArte. 

Álvaro Coimbra, presidente da Câmara de Penacova, destaca que o festival será uma excelente oportunidade para reforçar o papel da literatura na educação e fortalecer laços da comunidade com a cultura local. O evento conta com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Penacova, da Rede de Bibliotecas de Penacova, da Rede de Bibliotecas Escolares e dos projetos A Ler Mais e Melhor e Pró Literacias.

As atividades terão lugar na Biblioteca Municipal e no Auditório Municipal de Penacova, com entrada livre para todas as sessões. A programação completa já está disponível nas redes sociais do Município de Penacova. 

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA