João Farinha revela agora o vídeo da última faixa do seu disco, a icónica “Balada da Despedida do 6º ano médico de 1957/58” (Coimbra tem mais encanto na hora da despedida). Da autoria de Fernando Machado Soares e de Francisco Bandeira Mateus é, provavelmente, o tema com maior notoriedade deste género musical em Portugal.
Nesta versão, Farinha canta em trio com Tiago Nogueira (Os Quatro e Meia) e José Rebola (Anaquim), sendo acompanhado pela guitarra portuguesa de Hugo Gamboias, guitarra clássica de Diogo Passos e baixo acústico de Ricardo Melo. Captado em concerto em 2021, no grande auditório do Convento São Francisco, em Coimbra, “Coimbra tem mais encanto na hora da despedida” é o quinto vídeo extraído do seu disco “Ao Vivo” depois de “Enigma”, Beijo”, “Maria Faia” e “Tão Longe”.
João Farinha, que durante os últimos anos se tem batido por inovar e trazer novas sonoridades para o Fado de Coimbra, prepara um novo trabalho discográfico para 2024, continuando o seu objetivo de renovar e adaptar a canção coimbrã a novas realidades, procurando assim chegar a novas geografias, palcos e públicos.
Para 2023 estão previstos diversos concertos pelo País e digressões pelo estrangeiro, sendo que já em fevereiro o artista esteve nos Países Baixos na companhia do seu projeto coletivo Fado Ao Centro.