A música brasileira está de regresso a Coimbra para celebrar e aprofundar as ligações criativas e artísticas entre a cidade e o Brasil. O Convento São Francisco é palco no próximo dia 20 de novembro, domingo, pelas 17 horas, de um concerto com o prestigiado violoncelista Jaques Morelenbaum e o seu Cello Samba Trio, acompanhados por Paula Morelenbaum, num encontro inédito com o reconhecido pianista e compositor conimbricense Luís Figueiredo.
Num ambiente intimista, vai desfilar uma cuidada seleção dos mais emblemáticos compositores da música brasileira. Através de um concerto único, que se afigura marcante, serão apresentadas abordagens de Jaques Morelenbaum às sonoridades de compositores da música brasileira, como João Gilberto, Tom Jobim, João Donato, Jacob do Bandolim, Caetano Veloso e Chico Buarque, entre outros.
O concerto, no âmbito da programação cultural intitulada de “Saudades do Brasil em Coimbra”, vai apresentar também novas composições autorais de Jaques Morelenbaum, que recentemente gravou o álbum “Flor do Milênio” com o Cello Samba Trio.
Jaques Morelenbaum conta com mais de 40 anos de carreira e tem colaborado com grandes expoentes da música brasileira e internacional, em concertos, produções fonográficas e cinematográficas que o levaram em digressão por todo o mundo ao lado de nomes como David Byrne, Antônio Carlos Jobim, Caetano Veloso, Egberto Gismonti, Sting, Milton Nascimento, Mariza, entre tantos outros.
Paula Morelenbaum é uma connoisseur da bossa nova e dos seus mestres, reconhecida internacionalmente pelo público e pela crítica, tendo sido indicada para o “Prémio da Música Brasileira 2009”, na categoria “MPB — Melhor Álbum”, e também para o “Grammy Latino”.
Luís Figueiredo, natural de Coimbra, é pianista, compositor, arranjador e produtor musical. O seu percurso inclui a colaboração com significativos nomes da música nacional e internacional, como Ana Bacalhau, António Zambujo, João Gil, Luísa Sobral, David Binney, João Hasselberg, Jeffery Davis, e Perico Sambeat, além de vários ensembles de música de câmara.
Foi o arranjador da canção vencedora do Festival Eurovisão da Canção 2017, “Amar Pelos Dois”, e o compositor da banda sonora original da edição de 2018 do mesmo festival. Integra ainda a formação habitual da intérprete Cristina Branco.
O bilhete tem o valor de 15€ ou de 13€ (estudantes, maiores de 65, grupos com o mínimo dez pessoas, desempregados, profissionais das artes performativas e de música). Pode ser adquirido na Bol.