O Zero Box Lodge Coimbra decidiu desafiar os criadores das personagens associadas a Bruno Aleixo para desenvolverem um espectáculo-conversa no seu espaço. O objetivo para o “Biópico” é recriar, ao vivo, biografias que poderiam ser guiões de cinema. Para ajudar, são convidados desta iniciativa “famosos e semi-famosos” como, por exemplo, Samuel Úria e Fernando Alvim.
Ao todo, serão realizadas quatro sessões. Depois do sucesso da primeira iniciativa, que já decorreu no passado dia 10 de maio, o espetáculo-conversa regressa ao espaço “Bixos” no próximo dia 30 de maio, a partir das 22 horas. As restantes, que vão decorrer à mesma hora, terão lugar nos dias 13 e 27 de junho. Todas estas sessões pretendem fazer parte da programação cultural disruptiva de Coimbra.
Nestas conversas que dariam um filme, vão participar as vozes de Bruno Aleixo (João Moreira), Dr. Ribeiro (João Lemos) e do Busto (Pedro Santo). Refira-se que Bruno Aleixo é uma personagem de animação digital que apresenta “O Programa do Aleixo”. Trata-se de um indivíduo com parecença a uma mistura ambígua entre um urso de peluche e um cão, apesar de haver quem sugira que se trata de “um Yorkshire terrier com sotaque de aldeias serranas do distrito de Coimbra”.
Apesar de ser natural de Coimbra, tem ascendência brasileira. Ficou conhecido por uma série de vídeos publicados na Internet, intitulados “Os Conselhos Que Vos Deixo”, e pela conversa com Nuno Markl para a rubrica “Os Incorrigíveis”.
Em 2008, estreou o seu programa no canal SIC Radical onde apresenta — ao lado do busto de Napoleão chamado “Busto” — diversas rubricas, que formam, segundo o próprio, um talk show. Renato Alexandre, o Homem do Bussaco. Dr. Ribeiro, Nélson Pinto e Seu Jaca são outras das personagens que aparecem neste programa televisivo e, também, no programa da rádio Antena 3 “Aleixo FM”. Em 2020 e 2022, foram publicados no cinema “O Filme do Bruno Aleixo” e “O Natal de Bruno Aleixo”.
Em frente ao rio Mondego, no número 45 da avenida Emídio Navarro, o “Bixos” tornou-se um espaço que começa a ser bastante procurado pelos conimbricenses, até pelo facto de se assumir como um espaço híbrido, informal e divertido. “Tem um elefante vermelho de Leonel Moura em tamanho real, uma lareira, candelabros, uma decoração tropical, um teto todo cor-de-rosa, girafas, um forno de lenha de onde saem as já famosas pinsas (não pizzas) porque não têm hidratos”, referem.
Carregue na galeria e conheça o Zero Box Lodge Coimbra.