Ingmar Bergman foi um famoso diretor, escritor e produtor sueco que trabalhou tanto para o cinema como televisão, teatro e rádio. É considerado um dos cineastas mais talentosos e influentes de sempre e, por isso mesmo, é muitas vezes homenageado pelos amantes desta arte. Por exemplo, Coimbra e Figueira da Foz vão receber 31 filmes inéditos.
A retrospetiva dedicada ao realizador é promovida pela Leopardo Filmes, que levou os seus sucessos às salas de cinema portuguesas numa programação especial que teve início a 14 de julho. No distrito de Coimbra foram escolhidos dois locais: o Teatro Académico de Gil Vicente e o Centro de Artes e Espetáculo da Figueira da Foz.
Além desses locais, o ciclo especial irá passar por Lisboa, Porto, Braga e ainda em Setúbal. Durante a sua vida, Bergman realizou mais de 70 filmes e documentários que passaram nas salas de cinema e televisão. Conta ainda com 170 peças de teatro da sua autoria.
Destacam-se ainda as quatro estreias inéditas em Portugal, tais como “Cidade Portuária” (1948), “A Sede”(1949), “Mulheres que Esperam” (1952) e ainda “Depois do Ensaio” (1984). Também poderá assistir a “O Sétimo Selo” (1957), “Um Verão de Amor” (1951), “Mónica e o Desejo” (1953) e “Fanny e Alexandre” (1982).
Na Figueira da Foz, todos os filmes serão exibidos no Auditório João César Monteiro, por apenas 4€ por pessoa. Já no Teatro Académico de Gil Vicente será necessário ligar para o número 239 855 630 para comprar os bilhetes.