Powered by CIM|RC

cultura

“Inês de Portugal” está de volta ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Peça da companhia Fatias de Cá terá quatro apresentações no mês de setembro e inclui jantar. Reservas estão disponíveis.
Atuação tem início às 19h19.

A história de amor mais famosa de Portugal regressa ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha no próximo mês de setembro. “Inês de Castro” é uma peça de teatro da companhia Fatias de Cá que está de regresso ao local onde D. Inês de Castro foi sepultada em 1355. Ao longo de quatro domingos de setembro, e sempre pelas 19h19, é possível assistir ao texto trabalhado a partir do romance de João Aguiar e com versão de Carlos Carvalheiro.

Durante duas horas, os espectadores irão assistir ao momento em que é decidida a execução de Inês de Castro. Uma proposta decretada por uma sentença real e motivada por imperativos políticos. Depois, e ao subir ao trono, “D. Pedro, que tinha jurado perdoar aos ‘matadores’ de Inês, decidido a vingar a única mulher que amou, quebra esse juramento e proclama Inês, depois de morta, Rainha de Portugal”.

A peça inclui o jantar, percorre os diversos espaços do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e tem o custo de 33,33€ por pessoa. As reservas podem ser feitas através do telemóvel 960 303 991 ou pelo mail reservas@nullfatiasdeca.net. 

Refira-se que a peça já esteve em cena naquele monumento nacional pouco tempo antes do seu encerramento para a realização de obras. Em 2019, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha teve de impedir o acesso à igreja e claustro devido às fortes cheias do rio Mondego.

Essa situação colocou em risco “a integridade do edifício” e destruiu “todas as estruturas de apoio”. Os trabalhos contemplaram a conservação e restauro dos materiais pétreos, cerâmicos e azulejares, assim como a recuperação de pavimentos na igreja e nos passadiços exteriores. Por outro lado, foram efetuadas melhorias estruturais para proteger o espólio arqueológico armazenado com a construção de nova reserva arqueológica, a eliminação de pontos de entrada de água não vedados com muro e o reforço do sistema de bombagem.

O Fatias de Cá é um grupo de teatro profissional e amador criado em 1979, cujo lema é “Não resistir a uma ideia nova nem a um vinho velho”. Enquanto companhia de teatro enquadra cerca de 150 membros nivelados (entre profissionais e amadores) que desenvolvem uma atividade permanente, regular ou pontual. O grupo celebrizou-se por atuar em cenários como o Convento de Cristo, o Castelo de Almourol, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, entre outros.

A designação “Fatias de Cá” inspira-se no nome de um doce conventual (Fatias de Tomar) cuja receita pode ser considerada uma metáfora do ato teatral: batem-se as gemas dos ovos demoradamente até obterem um aspeto cremoso e uniforme e vão a cozer em banho-maria numa panela especial até ficarem com a consistência do pão. Fatia-se e frita-se em calda de açúcar.

De seguida carregue na galeria para conhecer melhor o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA