Ruy de Carvalho é uma figura incontornável do teatro e da ficção nacional e é quase como se fosse o avô de todos os espectadores. A partir desta terça-feira, 3 de outubro, até 4 de novembro, o Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, na Lousã, recebe a exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho”.
A mostra fotográfica inclui episódios de diversas fases da vida e carreira do ator, pelo que capta momentos da sua infância, com a sua família, do seu casamento, trabalhos e colegas, entre outros. A autora da exposição é a fotógrafa Sandra Ventura. Esta exposição está integrada no Plano Municipal Sénior e pretende assinalar o Dia Internacional do Idoso, celebrado no passado domingo, 1 de outubro.
O ator vai deslocar-se à Lousã, no dia 26 de outubro, para usufruir de uma visita guiada à exposição, à qual se segue uma tertúlia. O ator português tem 96 anos, 81 de carreira, e possui várias honrarias e comendas. É considerado o ator mais velho no ativo e um dos poucos ainda vivos da sua geração.
Recorde-se que o ator foi homenageado na gala dos Globos de Ouro da SIC que decorreu no passado domingo, 1 de outubro, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. “Uma referência para todas as gerações. Um homem que desafia o tempo, que se vestiu de mil e uma pessoas e se tornou único. Ator desde o princípio. Ator sem fim”, afirmou o jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho. Emocionado, Ruy de Carvalho agradeceu a todos os portugueses e colegas que o têm acompanhado ao longo da sua carreira.