No final deste mês de outubro, as atenções vão estar voltadas para os mais novos das Terras da Chanfana, uma marca constituída pelos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares. Há um espetáculo dedicado aos miúdos que promete momentos inesquecíveis para as famílias e um desafio pensado para os mais jovens que são convidados a produzir vídeos e ainda a ganhar prémios.
É em Vila Nova de Poiares que dia 30 de outubro, domingo, vai poder levar os miúdos, até aos cinco anos, ao teatro. E é grátis. A partir das 16 horas, “Conchas”, uma coprodução internacional para bebés, sobe ao palco do Centro Cultural de Poiares. Conta a história de viajantes, pintados na tela, reais e imaginários, privilegiando os bebés e as suas famílias, porque este público é a semente que germina.
Trata-se de um espetáculo icónico, onde a abordagem não verbal ganha forma, através da fusão fonética das línguas portuguesas e norueguesas, criando novas palavras e sons, aliada à musicalidade e à linguagem corporal. Partindo da memória coletiva de ambos os países misturou-se a música, a expressão dramática e corporal, o movimento e as marionetas e encontrou-se um compromisso cultural identitário.
“Conchas” insere-se no projeto “Hands full of Shells and Feet full of Flowers” e é um processo criativo colaborativo desenvolvido entre d’Orfeu Associação Cultural de Águeda, a companhia de teatro Marionetas de Mandrágora de Espinho e a produtora Franzisca Aarflot da Noruega.
Enquanto isso, “luzes, câmara e ação”, porque os adolescentes e jovens adultos são convidados a dar largas à sua imaginação, através da iniciativa “A Tua Terra, a Tua Gente”, que decorre nos concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares. A ideia é produzir um vídeo sobre a temática do património cultural e natural das Terras da Chanfana, podendo ser abordado de diferentes perspetivas, a partir das experiências pessoais, familiares e comunitárias, das tradições, das práticas religiosas, dos ofícios tradicionais e artesanato, dos museus e monumentos, da natureza, da gastronomia e das artes.
Os vídeos inscritos deverão ter em média 60 segundos, não podem ultrapassar os dois minutos e devem ser gravados com um dispositivo móvel. O primeiro classificado ganha um Smartphone Samsung Galaxy S20 FE, o segundo classificado um Smartphone Samsung Galaxy A13 e o terceiro classificado um Gimbal DJI OM 4 SE.
Para se prepararem para este desafio, os participantes têm ainda a oportunidade de integrar oficinas de capacitação. O objetivo é desenvolverem as técnicas e a linguagem do vídeo, desde a captação de imagem até à edição e pós-produção, adquirindo uma melhor utilização e aproveitamento das potencialidades das diferentes ferramentas, aplicações e equipamentos de edição vídeo, sem esquecer a segurança e os riscos deste novo mundo digital.
As ações já tiveram lugar na Lousã e em Vila Nova de Poiares e dia 29 de outubro, sábado, decorrem em Miranda do Corvo e Penela. Haverá oficinas de captação de imagens entre as 10 e as 13 horas e oficinas de edição entre as 14 e as 16 horas. A inscrição para as oficinas e a participação neste projeto são exclusivamente dirigidas a jovens residentes ou naturais de um dos quatro concelhos. A data final para a submissão de vídeos é 13 de novembro, domingo.