cultura

Há teatro para os miúdos e um concurso para os mais jovens das Terras da Chanfana

Este final do mês de outubro traz tempos felizes a pensar nos mais novos das Terras da Chanfana.
Teatro "Conchas".

No final deste mês de outubro, as atenções vão estar voltadas para os mais novos das Terras da Chanfana, uma marca constituída pelos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares. Há um espetáculo dedicado aos miúdos que promete momentos inesquecíveis para as famílias e um desafio pensado para os mais jovens que são convidados a produzir vídeos e ainda a ganhar prémios.

É em Vila Nova de Poiares que dia 30 de outubro, domingo, vai poder levar os miúdos, até aos cinco anos, ao teatro. E é grátis. A partir das 16 horas, “Conchas”, uma coprodução internacional para bebés, sobe ao palco do Centro Cultural de Poiares. Conta a história de viajantes, pintados na tela, reais e imaginários, privilegiando os bebés e as suas famílias, porque este público é a semente que germina.

Trata-se de um espetáculo icónico, onde a abordagem não verbal ganha forma, através da fusão fonética das línguas portuguesas e norueguesas, criando novas palavras e sons, aliada à musicalidade e à linguagem corporal. Partindo da memória coletiva de ambos os países misturou-se a música, a expressão dramática e corporal, o movimento e as marionetas e encontrou-se um compromisso cultural identitário.

“Conchas” insere-se no projeto “Hands full of Shells and Feet full of Flowers” e é um processo criativo colaborativo desenvolvido entre d’Orfeu Associação Cultural de Águeda, a companhia de teatro Marionetas de Mandrágora de Espinho e a produtora Franzisca Aarflot da Noruega.

Enquanto isso, “luzes, câmara e ação”, porque os adolescentes e jovens adultos são convidados a dar largas à sua imaginação, através da iniciativa “A Tua Terra, a Tua Gente”, que decorre nos concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares. A ideia é produzir um vídeo sobre a temática do património cultural e natural das Terras da Chanfana, podendo ser abordado de diferentes perspetivas, a partir das experiências pessoais, familiares e comunitárias, das tradições, das práticas religiosas, dos ofícios tradicionais e artesanato, dos museus e monumentos, da natureza, da gastronomia e das artes.

Os vídeos inscritos deverão ter em média 60 segundos, não podem ultrapassar os dois minutos e devem ser gravados com um dispositivo móvel. O primeiro classificado ganha um Smartphone Samsung Galaxy S20 FE, o segundo classificado um Smartphone Samsung Galaxy A13 e o terceiro classificado um Gimbal DJI OM 4 SE.

Para se prepararem para este desafio, os participantes têm ainda a oportunidade de integrar oficinas de capacitação. O objetivo é desenvolverem as técnicas e a linguagem do vídeo, desde a captação de imagem até à edição e pós-produção, adquirindo uma melhor utilização e aproveitamento das potencialidades das diferentes ferramentas, aplicações e equipamentos de edição vídeo, sem esquecer a segurança e os riscos deste novo mundo digital.

As ações já tiveram lugar na Lousã e em Vila Nova de Poiares e dia 29 de outubro, sábado, decorrem em Miranda do Corvo e Penela. Haverá oficinas de captação de imagens entre as 10 e as 13 horas e oficinas de edição entre as 14 e as 16 horas. A inscrição para as oficinas e a participação neste projeto são exclusivamente dirigidas a jovens residentes ou naturais de um dos quatro concelhos. A data final para a submissão de vídeos é 13 de novembro, domingo.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA