cultura

Há 10 novas músicas originais sobre Coimbra. E pode ouvi-las à borla na Internet

André Sardet, João Paulo Vaz, Tiago Nogueira e Pedro Ferreira participam no projeto “Coimbra, Cidade de Canções e Emoções”.
José Rebola e André Sardet são alguns dos músicos.

A cidade de Coimbra foi imortalizada, em termos musicais, por muitos cantores e autores nacionais. Zeca Afonso, Amália Rodrigues, Fernando Machado Soares e Né Ladeiras são apenas alguns daqueles que cantaram o nome da cidade em músicas como “Do Choupal à Lapa”, “Coimbra é uma lição”, “A Balada de Coimbra” ou “Sonho Azul”.

A partir de agora, fruto de um projeto vencedor do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Coimbra, a cidade é a principal referência de uma dezena de temas interpretados por nomes como André Sardet, padre João Paulo Vaz (criador do hino das Jornadas Mundiais da Juventude), os músicos dos Anaquim José Rebola e Pedro Ferreira e um dos cantores da banda “Os Quatro e Meia”, Tiago Nogueira.

Os restantes contam com a participação de Beatriz Villar, Catarina Castel-Branco, Sara Ribeiro, Mafalda Camilo, Patrícia Freitas e os Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra. “São embaixadores de Coimbra em todo o País”, afirmou o responsável pelo projeto.

Os dez temas originais que falam sobre áreas onde a cidade dá cartas deram também origem a expressões literárias e musicais, destinadas aos mais novos. Todas essas expressões foram reunidas numa publicação denominada “Coimbra, Cidade de Canções e Emoções”, ilustrada por Joana Corcker e distribuída aos alunos do 1.º ciclo de todo o município de Coimbra.

Em declarações à New in Coimbra, o músico Pedro Ferreira disse que o projeto pretende “colocar (nos mais novos) o ADN de Coimbra, de forma a que estes tenham orgulho na sua cidade, ao mesmo tempo que os convida a partirem à descoberta das muitas riquezas que ela tem”. A aposta passa também por convidar estes alunos a desenharem e a enviarem, através de um QR code que está impresso no livro, o seu lugar favorito.

Esta informação será trabalhada a tempo de ser mostrada no concerto previsto para 6 de julho — integrado nas Festas da Cidade — e onde participarão todos os intérpretes das músicas. Um espetáculo, como referiu Pedro Ferreira, que contará com versões inéditas sobre o concelho.

“Era uma vez um grupo de amigos que se uniu e resolveu contar histórias lindas e maravilhosas de Coimbra. Cantaram as suas glórias, as suas tradições, o Mondego, os campos verdes, os sabores, os seus amores e a saudade de quem parte e a leva no coração”, referem os responsáveis na introdução do livro. Até ao concerto, pode já ouvir todas as músicas deste projeto na página da Academia de Música de Coimbra. 

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA