Gosta de música jazz? Entre os dias 28 e 30 de abril, há cinco (boas) razões para viajar até Coimbra onde a associação Jazz ao Centro Clube (JACC) assinala 20 anos de existência. Durante três dias, foi preparada uma programação especial que se divide entre a sua casa — Salão Brazil —, Convento São Francisco e Colégio da Graça — Liga de Combatentes (rua da Sofia). Aruán Ortiz Trio, Ricardo Toscano Trio, Godua e Marcelo dos Reis “Flora” são os principais convidados. Os bilhetes estão à venda na plataforma BOL.
Formalizada a 30 de abril de 2003 — data que, deste novembro de 2011, a UNESCO instituiu como Dia Internacional do Jazz —, a associação sem fins lucrativos tornou-se um polo de dinamização da cena jazzística a nível nacional. Primeiro, através do lançamento da página jazz.pt (cujo primeiro número foi lançado em 2005) e depois com a criação do Festival Itinerante Portugal Jazz (teve início em 2007).
Os primeiros dez anos de existência ficam ainda marcados pela criação da editora JACC Records em 2010 e a instalação definitiva na sua “casa” na Baixa de Coimbra, através da aquisição do edifício do Salão Brazil, em outubro de 2012.
Nos últimos dez anos e de acordo com o presidente do JACC José Luís, “a história é marcada por uma expansão dos interesses do JACC, assumindo a promoção e divulgação da cultura musical como missão e, também, um interesse na articulação com outras disciplinas artísticas e um compromisso com os territórios e comunidades onde intervém”.
Sobre o futuro, o responsável diz que eles “serão marcados pelos projetos de alcance europeu, dos quais o MATE é um excelente exemplo, e pela vontade de garantir o reforço do papel do Salão Brazil, enquanto polo dinamizador da atividade sócio-cultural na cidade”.
Carregue na galeria e conheça os cinco espetáculos que vão assinalar os 20 anos do JACC.