cultura

Grandes nomes do jazz moderno atuam este fim de semana em Coimbra

Diversas salas da cidade acolhem os concertos que assinalam duas décadas da associação Jazz ao Centro Clube.
Projeto nasceu em abril de 2003.

Gosta de música jazz? Entre os dias 28 e 30 de abril, há cinco (boas) razões para viajar até Coimbra onde a associação Jazz ao Centro Clube (JACC) assinala 20 anos de existência. Durante três dias, foi preparada uma programação especial que se divide entre a sua casa — Salão Brazil —, Convento São Francisco e Colégio da Graça — Liga de Combatentes (rua da Sofia). Aruán Ortiz Trio, Ricardo Toscano Trio, Godua e Marcelo dos Reis “Flora” são os principais convidados. Os bilhetes estão à venda na plataforma BOL

Formalizada a 30 de abril de 2003 — data que, deste novembro de 2011, a UNESCO instituiu como Dia Internacional do Jazz —, a associação sem fins lucrativos tornou-se um polo de dinamização da cena jazzística a nível nacional. Primeiro, através do lançamento da página jazz.pt (cujo primeiro número foi lançado em 2005) e depois com a criação do Festival Itinerante Portugal Jazz (teve início em 2007).

Os primeiros dez anos de existência ficam ainda marcados pela criação da editora JACC Records em 2010 e a instalação definitiva na sua “casa” na Baixa de Coimbra, através da aquisição do edifício do Salão Brazil, em outubro de 2012.

Nos últimos dez anos e de acordo com o presidente do JACC José Luís, “a história é marcada por uma expansão dos interesses do JACC, assumindo a promoção e divulgação da cultura musical como missão e, também, um interesse na articulação com outras disciplinas artísticas e um compromisso com os territórios e comunidades onde intervém”.

Sobre o futuro, o responsável diz que eles “serão marcados pelos projetos de alcance europeu, dos quais o MATE é um excelente exemplo, e pela vontade de garantir o reforço do papel do Salão Brazil, enquanto polo dinamizador da atividade sócio-cultural na cidade”.

Carregue na galeria e conheça os cinco espetáculos que vão assinalar os 20 anos do JACC.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA