cultura

Grande Noite do Fado vai juntar em Coimbra mais de 40 músicos e ainda há bilhetes

Espetáculo organizado pelos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra é já este sábado, 12 de novembro, às 21h30.
O Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra é constituído por antigos alunos.

O Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra vai subir ao palco do Grande Auditório do Convento São Francisco, às 21h30 deste sábado, dia 12 de novembro, mas não vai estar sozinho. A acompanhar estarão 40 músicos e cantores de diversas gerações. É a VI Grande Noite do Fado e da Canção de Coimbra.

Esta edição tem um sabor especial. O espetáculo assinala o décimo aniversário do lançamento do álbum “100 Anos de Fado de Coimbra” para que “um documento histórico e culturalmente de grande relevo como este não caia no esquecimento”, disse Paulo Oliveira, presidente do coro à New in Coimbra.

A partir das 21h30 de sábado, e durante uma hora e meia, será feita uma viagem pelas mais representativas obras da guitarra e da Canção de Coimbra, de Hilário a Luís Goes e José Afonso, de Paredes a Octávio Sérgio e Rui Pato que são “as raízes de muitos músicos, autores e cantores de várias gerações”, sublinhou o responsável. 

Pelo palco onde estarão os Antigos Orfeonistas vão passar nomes como António Ataíde, Francisco Costa, Hugo Gambóias, João Farinha, Luís Barroso, Manuel Portugal, Nuno Botelho, Rui Pato, o conceituado maestro Virgílio Caseiro e muitos outros. “São pessoas que nos deliciam com a canção que queremos celebrar num espetáculo que terá também uma vertente multimédia”, desvenda Paulo Oliveira. 

O Coro dos Antigos Orfeonistas é constituído por antigos estudantes da Universidade de Coimbra e apresentou-se pela primeira vez em dezembro de 1980, por ocasião das comemorações do centenário do Orfeon Académico de Coimbra, onde foi buscar as suas raízes institucionais.

Esta será uma noite única. Se não quer perder um espetáculo valioso e memorável ainda pode comprar bilhetes. Custam entre 8€ e 10€ e estão disponíveis online ou na bilheteira do Convento São Francisco.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA