Powered by CIM|RC

cultura

Gosta de música jazz? Até final de agosto, há concertos gratuitos em Coimbra

Os espetáculos integrados no Festival das Artes QuebraJazz realizam-se à sexta-feira e sábado nas Escadas do Quebra Costas.
Concertos são gratuitos.

Depois do Anfiteatro Colina de Camões, na Quinta das Lágrimas em Coimbra, o Festival das Artes Quebra Jazz muda-se nos próximos fins de semana para as Escadas do Quebra Costas. Até 26 de agosto, e sempre à sexta-feira e sábado às 22 horas, estão marcados 11 espetáculos gratuitos no centro da cidade de Coimbra.

Nos dias 28 e 29 de julho, é a vez do CBF Trio, composto por Pedro Calero (Hammond), André Fernandes (guitarra) e Paulo Bandeira (bateria), atuarem nas Escadas do Quebra Costas. Este trio, conhecido pelo improviso, vai apresentar composições próprias e standards de jazz clássicos, estando também prevista uma apresentação extra no dia 30 de julho (domingo) no Anfiteatro da Cerca, em Gouveia.

Para os dias 4 e 5 de agosto, a organização escolheu o Quarteto Jeffery Davis para atuar nas emblemáticas escadas da cidade de Coimbra. Jeffery Davis é um dos melhores vibrafonistas da atualidade, admirado pela sua capacidade criativa como compositor, fortemente influenciado pela música de câmara, pelos ritmos tradicionais e pela sofisticação harmónica do jazz moderno, e pela sua complexidade técnica, transpondo a exploração e exibição individual e coletiva em grupo. 

O Trio Rui Bandeira vai apresentar-se em concerto nos dias 11 e 12 de agosto. Ao trombonista juntam-se João Martins na bateria e Laura Rui na voz, que vão apresentar as ideias musicais do 1º álbum “Êxodo Urbano”, que será conhecido em breve.

Nos dias 18 e 19 de agosto, o Trio Triplo Salto Mortal, com Samuel Gapp ao piano, João Carreiro na guitarra e João Ghira Z no desenho e projeção, vão apresentar um espetáculo de som e imagem, numa tentativa de transcender as fronteiras entre linguagens artísticas. 

Para terminar o Festival das Artes QuebraJazz, o Quarteto Carlos Azevedo apresenta-se nos dias 25 e 26 de agosto. Figura fundamental no atual panorama jazzístico nacional, Carlos Azevedo é compositor e intérprete, tendo-se dedicado no último quarto de século quase em exclusivo ao trabalho com a Orquestra Jazz de Matosinhos, sendo atualmente o maestro da Orquestra Jazz de Estarreja.

Recorde-se que o Festival das Artes QuebraJazz começou a 15 de julho e recebeu mais de 4000 pessoas para assistir aos concertos que se realizaram no Anfiteatro Colina de Camões. Esta iniciativa resulta de uma parceria estabelecida entre a Fundação Inês de Castro e o QuebraJazz (Associação Cultural Quebra Costas).

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA