cultura

Festival Metamorfose 2023 traz bandas lisboetas a Soure

Organização considera o evento um testemunho da qualidade artística nacional. Safari Zone e Bombazine lançaram músicas novas este ano.
Acontece esta sexta-feira.

A mais recente edição do Festival Mertamorfose já deu a conhecer os seus grupos finalistas. A grande final vai decorrer no dia 22 de setembro, sexta-feira, pelas 22 horas, no Parque de Bacelos, em Soure. O evento é de entrada livre e encontra-se integrado na programação da feira de São Mateus Fatacis, que arranca já no dia 20 de setembro. As duas bandas que foram selecionadas para a final são ambas de Lisboa e lançaram já as suas primeiras músicas este ano.

Os Bombazine, um dos grupos que chegou à final, iniciou o seu projeto em 2020. No final de abril de 2023, lançaram o seu EP de estreia, intitulado de “Grã-Matina”. Foram os vencedores do Oeiras Band Sessions, concurso pensado pelos Nirvana Studios, cujo prémio foi atuarem no festival NOS Alive. Em relação a terem sido selecionados para a final, Vasco Granate, dos Bombazine, salienta a “felicidade em terem sido escolhidos num dos concertos em que se sentiram melhor”.

Já os Safari Zone, a segunda banda lisboeta, juntaram-se para tocar juntos pela primeira vez em 2019. O seu primeiro EP foi lançado este ano também, com o título “This World is na Anteater”. No que diz respeito ao seu apuramento para a final do Festival Metamorfose, Duarte Cruz, membro da banda, não esconde o entusiasmo e confessa que não esperavam “chegar tão longe”.

A organização do festival encontra-se a cargo da Academia de Música de Coimbra e da Câmara Municipal de Soure desde a última edição. Os organizadores consideram que a qualidade artística demonstrada em palco pelos vários grupos e projetos musicais que participaram na iniciativa “é um testemunho do talento que Portugal tem para oferecer”.

Tanto o município como a Academia de Música de Coimbra revelam-se “profundamente orgulhosos desta iniciativa, impulsionadora do crescimento e inovação no campo da cultura musical portuguesa”. O Festival Metamorfose começou em 2021, segundo um formato de livestream, devido aos constrangimentos causadas pela pandemia. Os vencedores recebem prémios monetários que têm um valor de 3 mil euros no total.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA