Powered by CIM|RC

cultura

Feira de artesanato urbano regressa à Baixa de Coimbra

Evento realiza-se no feriado deste sábado, 10 junho. Vão ser exibidos produtos reutilizados na Praça do Comércio.
Decorre entre as 9 e as 19 horas.

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas vai ser assinalado a 10 de junho em Coimbra com a realização de mais uma edição da Feira de Artesanato Urbano. O certame decorre na Praça do Comércio (Praça Velha) entre as 9 e as 19 horas e contará com duas dezenas de expositores.

Ao longo da praça histórica, vão marcar presença artesãos do concelho de Coimbra e da região Centro. Nas mesas irão estar expostos produtos diversos, desde peças utilitárias, decorativas ou, mesmo, acessórios de uso individual, alguns dos quais reutilizados, e que foram concebidos com recurso a materiais e técnicas de conceção artesanal diversos. Estas propostas, de acordo com o município de Coimbra, “imprimem um cunho diferenciador às Feiras de Artesanato Urbano de Coimbra”.

Este segmento de programação municipal, que promove os produtos artesanais de cariz urbano, realiza-se entre os meses de maio e dezembro. O objetivo é “incentivar a população local a práticas regulares de lazer e socialização e, ao mesmo tempo, fomentar a atração turística a esta zona historicamente dedicada às trocas comerciais, através de uma mais vincada dinâmica ao nível do comércio na Baixa de Coimbra”.

Recorde-se que a Praça do Comércio é uma das praças históricas da cidade de Coimbra. A requalificação feita em 2021 tornou-a mais pedonal, o que foi aproveitado pelos comerciantes da zona para aí instalarem mais zonas de esplanada. As igrejas de São Tiago e São Bartolomeu, o pelourinho e alguns edifícios seiscentistas e setecentistas são outros dos locais que tornam esta zona ainda mais atrativa.

Além da Feira de Artesanato Urbano, a antiga Praça Velha tem acolhido eventos como a Feira do Livro, o Mercado de Natal (promovido pela União das Freguesias de Coimbra), “Noites de Verão”, “Feira das Cebolas” e um dos espetáculos da festa de Fim de Ano de Coimbra.

Atualização:

A Câmara Municipal de Coimbra decidiu cancelar a edição de dia 10 de junho, da Feira de Artesanato Urbano “devido à previsão de condições meteorológicas adversas.”

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA