Powered by CIM|RC

cultura

Exposição “não sofra mais” em Coimbra tem direito a uma festa de despedida

São 48 horas para receber os visitantes de última hora ou quem queira rever as obras de Kjartansson em Santa Clara-a-Nova.
Ragnar Kjartansson é o autor da exposição.

Um vídeo performance inédito de David Fonseca, intitulado “I guess i’ll try again to sorrow”, vai ser divulgado este sábado, 15 de julho, às 21 horas, no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova. A apresentação insere-se na festa de encerramento da exposição de Ragnar Kjartansson em Coimbra que decorre entre as 11 horas de sábado e as 21h02 de domingo, 16 de julho.

São 48 horas em que o mosteiro conimbricense estará de portas abertas para receber os visitantes de última hora ou todos aqueles que queiram rever as obras de Kjartansson. Nesta festa de despedida, vários momentos prometem ser especiais, entre os quais o concerto de Kristín Anna, “I must be the Devil”, na pedreira localizada no mosteiro. Esta intérprete e multi-instrumentista islandesa é uma das protagonistas da peça “The Visitors”, uma das mais emblemáticas de Ragnar Kjartansson e considerada pelo “The Guardian” como “a melhor peça de arte contemporânea do século XXI”.

Além do concerto de Kristín Anna, que terá lugar às 22h30 de dia 15 de julho, a festa conta com um concerto/performance de António Olaio, com a participação de Victor Torpedo e Alex Lima, a partir das 22 horas de sábado. Nesta apresentação serão apresentadas músicas criadas por Richard Strange, Victor Torpedo, Vitor Rua, Pedro Tudela e Miguel Carvalhais, Paulo Furtado, Susana Chiocca, Luís Figueiredo, Anselmo Canha, Érika Machado, Silvestre Correia, Frederico Nunes, José Valente, Haarvöl, Ana Deus e João Taborda.

O primeiro momento festivo de sábado tem lugar às 20 horas com a realização de uma monumental sardinhada servida por “Papagaio Vinhos e Petiscos”. Música e performances continuam pela noite e madrugada, com a assinatura de Volúpia e vários convidados.

Para domingo, 16 de julho, tem lugar a última visita mediada por Carlos Antunes, Daniel Madeira, Désirée Pedro, Jorge Cabrera e Jorge das Neves. Um pôr do sol, que começa às 19 horas e termina às 21h02, encerra a festa. A exposição e a visita ao mosteiro são gratuitas mas o acesso ao jardim onde acontecem as performances e concertos têm um custo de 5€. As pulseiras podem ser adquiridas na entrada do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova. A exposição, que faz parte do programa soloshow que acontece nos anos em que não se realiza a Bienal de Coimbra — Anozero, já contou com cerca de dez mil visitantes.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA