Ano novo, novas estórias, novas viagens, novas aventuras, novas emoções. Para celebrar os “amores improváveis”, a Biblioteca Municipal de Coimbra está a organizar, através de seis das oito bibliotecas anexas, espalhadas pelo concelho, um ciclo de contos novinho em folha. Destinado a grupos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico vai decorrer até 17 de março deste ano.
Com o tema “Estórias adoráveis de amores improváveis”, a iniciativa requer uma inscrição gratuita junto das respetivas bibliotecas anexas que, em função do número de inscritos, anunciarão a data em que vão realizar as sessões.
Esta hora do conto promete ser uma surpreendente viagem para celebrar o amor com estórias originais recheadas de surpresas, ritmo, aventura e ternura. Partindo de situações do quotidiano transmite-se a mensagem de que todos “diferentes”, todos iguais e que o amor, afinal de contas, tem o dom de trocar as voltas e os tamanhos e tornar os impossíveis em possíveis.
A iniciativa vai decorrer nas bibliotecas anexas municipais de Almalaguês, de Assafarge, Ribeira de Frades, São João do Campo, Souselas e também na de Trouxemil. Há ainda bibliotecas anexas em Brasfemes e Cernache, mas que ficam para já de fora deste ciclo.
A Biblioteca Municipal de Coimbra fez 100 anos a 24 de dezembro de 2022. O centenário está a ser assinalado com um vasto programa até ao final de 2023. Além da normal atividade da biblioteca, estão a decorrer exposições, espetáculos de teatro, música, dança e poesia, sessões de cinema e literatura. São vários os escritores e outros protagonistas, ligados a diferentes criações e expressões artísticas, que vão marcar presença em Coimbra.