A fase inicial do projeto RAMPA.0 coordenada por uma reconhecida dupla no panorama da dança em Portugal: o coreógrafo Rui Horta e o bailarino Miguel Oliveira, selecionou 13 jovens para uma inciativa pioneira em Coimbra. Este projeto inédito obteve um total de 51 inscrições, de jovens entre os 15 e os 25 anos, oriundos, na sua maioria, da região Centro, ligados a escolas de dança e a conservatórios.
Esta entusiasta adesão permitiu ao coreógrafo Rui Horta e ao bailarino Miguel Oliveira ter um vasto leque de opções para selecionar os 13 jovens que vão, durante os próximos meses, ter formação e ensaios no Convento São Francisco. O mote foi lançado no início dos trabalhos da audição: “Divirtam-se. Vocês têm de ser a música. Vocês têm de ser a dança”, apelou Rui Horta. Os trabalhos decorreram de forma rigorosa e dançou-se muito ao longo do dia de sábado, na Black Box do CSF.
Feitas as escolhas, que tiveram como base a qualidade do movimento, as nuances e os detalhes, importa revelar os pioneiros do RAMPA.0: Afonso Sousa (16 anos), Ana Beatriz Martins (15 anos), Ana Francisca dos Santos (17 anos), António Moreira (15 anos), Carolina Pereira (17 anos), David Castro (17 anos), Francisca Gouveia (18 anos), Leonor Batarda (15 anos), Lucas Mariz (16 anos), Maria Clara Fidalgo (18 anos), Noeli Kikuchi (25 anos) e Susana Aymara Contreras (16 anos). Todos os selecionados têm um percurso de pelo menos cinco anos em aprendizagem na dança, quer em escolas particulares, quer em conservatório.
O objetivo final deste processo é a apresentação, numa versão remontada e ampliada, da icónica peça “Einstein Dreams” (que Rui Horta criou para o Ballet da Ópera de Gotemburgo, em 2010) no âmbito da programação do Festival Abril Dança em Coimbra, a 21 de abril, no Grande Auditório do CSF.
Ao longo dos próximos meses, os ensaios vão decorrer no Convento São Francisco e vão ter lugar dois dias por semana (quartas-feiras das 18 às 21 horas; e sábados das 10 às 16 horas), com um período mais intenso durante as férias da Páscoa e subsequente semana da estreia, segundo um calendário predefinido.
Recorde-se que este projeto de audição para bailarinos e intérpretes junta, pela primeira vez em Coimbra, quatro entidades — integradas na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) — que realizam uma programação cultural regular no concelho: CSF, TAGV, Teatrão e Escola da Noite.
RAMPA.0 é um projeto de continuidade, que pretende continuar a apostar nas áreas da criação e da formação em dança, capacitando jovens do concelho e da região, criando-lhes oportunidades para experiências profissionais estimulantes e efetivamente transformadoras, sob a coordenação das mais reconhecidas figuras do universo coreográfico nacional.