A partir desta segunda-feira, 6 de janeiro, os fãs de Marco Paulo vão poder visitar uma exposição de capas de discos de vinil do cantor português, em Coimbra. O artista, que faria 80 anos no próximo dia 21, faleceu a 24 de outubro de 2024, enquanto lutava contra dois cancros em simultâneo, um no fígado e outro no pulmão. Deixou um enorme legado, como um dos mais reconhecidos nomes da música popular portuguesa.
“Marco Paulo: Canções de uma vida” reúne três dezenas de capas da discografia do cantor. É composta por álbuns, singles e EP’s que fazem parte do arquivo da Biblioteca Municipal de Coimbra. Promete ser um tributo a um “um dos cantores mais marcantes e incontornáveis da música portuguesa”, refere o município.
A sua carreira estendeu-se por mais de cinco décadas, com “uma voz marcante e um perfil artístico inconfundível, tornou-se uma figura central da música popular portuguesa”, refere a organização, da responsabilidade da Divisão de Bibliotecas e Arquivos da Câmara Municipal de Coimbra.
A exposição está patente na Casa Municipal da Cultura e tem entrada livre. Vai estar disponível no acesso ao Serviço de Audiovisuais e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira das 9 horas às 19h30 e aos sábados das 13h30 às 19h30, até 27 de março .
Ao mesmo tempo, a biblioteca municipal vai assinalar o Dia Mundial do Compositor, que se comemora a 15 de janeiro, com edições especiais do “Regresso ao Vinil”, uma iniciativa que o levará numa viagem pela audição dos discos de vinil. Decorre de 13 a 17 de janeiro, entre as 14 horas e as 17 horas.
Um dos destaques vai para os discos do músico e compositor português Carlos Paredes, neste ano comemorativo do centésimo aniversário do seu nascimento, marcado a 16 de fevereiro.