cultura

Esta cabine telefónica é uma biblioteca e está sempre aberta

Cabine do Livro Vadio está na margem esquerda junto ao Exploratório.
Cabine do Livro Vadio, no Exploratório.

Estão todos convidados a passearem na margem do rio Mondego e a descobrirem a Cabine do Livro Vadio, onde há um banco de jardim que empresta o seu conforto à leitura de um livro. O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, apoiado pela Fundação PT, transformou uma antiga cabine telefónica numa biblioteca. O espaço tem acesso livre aos que queiram aventurar-se na leitura.

A Cabine do Livro Vadio foi inaugurada a 30 de setembro de 2016, no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores. Foi encerrada, entretanto, durante a pandemia e reabriu a 1 de julho de 2022, coincidindo com a Feira do Livro de Coimbra.

A biblioteca é uma atração para quem visita o Exploratório e passeia no Parque Verde, na margem esquerda do rio. “Não é raro encontrar quem se sente no banco que, mesmo ao lado, convida para uma pausa dedicada à leitura de um dos livros que, nesse dia, por alguma razão, tenha despertado a atenção de um (im)provável leitor”, revela o diretor do Exploratório, Paulo Trincão.

A morada acidental de livros que vão e vêm de mão em mão, e que podem ser levados para casa e trocados por outros, está a encantar leitores de todas as idades. Com este projeto o Exploratório promove hábitos de leitura, fundamentalmente nas áreas da ciência e tecnologia, e, sobretudo, potencia a cultura, a literacia e dá a conhecer novos livros e autores.

A cabine chama a atenção.

As ofertas passam das centenas e têm aumentado, “ainda que as áreas da ciência e tecnologia tenham aqui uma especial razão de ser, são doadas à Cabine do Livro Vadio do Exploratório publicações de todas as áreas,” afirma Paulo Trincão.

Vale a pena lembrar que o espaço tem atividades destinadas a todos os públicos, dos mais pequenos aos avós; conta com uma agenda cultural intensa e uma galeria de fotografia de ciência onde é possível ver inúmeras experiências, “o conhecimento, a curiosidade e a exploração de ciência é para todos e deve estar disponível”.

O Exploratório tem outras atividades permanentes: sessões “Pontos nos iis”, com investigadores do Instituto Interdisciplinar da Universidade de Coimbra e “Conversar é o Melhor Remédio”, com médicos do Centro Cirúrgico de Coimbra. Um banco, uma cabine de livros e um rio são motivos suficientes para uma visita ao Exploratório.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rotunda das Lages, Parque Verde do Mondego
    3040-255 Coimbra
  • HORÁRIO
  • Todos os dias da semana das 10h às 13h e das 15h às 18h

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA