Em 2019, as redes sociais entraram em alvoroço quando uma banana presa a uma parede com fita adesiva foi vendida por 111 mil euros. Longe de estar concluído, o debate sobre o significado do que é uma obra de arte volta a ressurgir. “Comedian”, a obra de arte conceptual do artista italiano Maurizio Cattelan, está de novo à venda.
A leiloeira Sotheby’s anunciou que uma das três “edições” da obra de arte está de volta ao mercado, com um valor entre 920 mil e 13,9 milhões de euros. Quem fizer a maior licitação vai levar para casa um rolo de fita adesiva e uma banana, acompanhados por um certificado de autenticidade, bem como instruções para a sua instalação.
Há cinco anos, o artista e a galeria de arte francesa Perrotin fizeram as manchetes dos jornais e dividiram o mundo da arte ao apresentarem “Comedian” na feira Art Basel Miami Beach, tendo a peça original sido criada com uma banana comprada num supermercado em Miami.
Alguns críticos consideraram a obra enraizada na tradição das obras conceptuais, como o famoso urinol de Marcel Duchamp, que questiona o valor da própria arte. Mas se a peça já era insólita, o inesperado aconteceu quando David Datuna, um artista de performance, retirou a peça da parede e a comeu em frente a centenas de participantes da feira.
Para não ser acusado de vandalismo, Datuna alegou que se tratara de uma performance artística por si só, acabando a instalação a ser removida de Miami devido a preocupações com a segurança pública. Para David Galperin, responsável de arte contemporânea da Sotheby’s para as Américas, “Comedian” é uma “obra desafiadora de puro génio”, referiu num comunicado de imprensa a anunciar a venda.
“Equilibrando pensamento crítico profundo e sagacidade subversiva, esta é uma obra definidora para o artista e para a nossa geração”, descreve. “Se, na sua essência, ‘Comedian’ questiona a própria noção do valor da arte, então levar a obra a leilão será a realização final do seu conceito essencial — o público, finalmente, poderá ter uma palavra a dizer para decidir o seu verdadeiro valor.”