Powered by CIM|RC

cultura

Esta aldeia do interior de Coimbra tem uma festa (na praia) social e comunitária

A vertente social do certame tem como finalidade a obtenção de receita para realizar uma obra importante para a freguesia.

É já nos dias 1, 2 e 3 de setembro que regressa a segunda edição do Arraial Social, na Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital. O evento que se quer único e inovador.

Para Cátia Alves, presidente da Junta de Freguesia, “o Arraial Social é um momento de encontro de todos os que gostam de Alvoco, não só pelo pendor recreativo e de convívio, mas acima de tudo pelo envolvimento de todas as coletividades alvocences num evento único e distinto”.

A vertente social do certame tem como finalidade a obtenção de receita para realizar uma obra importante para a freguesia, por consequência têm-se aqui um valor enorme para toda a comunidade. De forma a potenciar este cariz solidário, o evento reúne vertentes de índole diversa, tal como um pendor cultural, gastronómico, recreativo e musical, com novidades relativamente à edição do ano anterior, realça a autarca.

De 1 a 3 de setembro, a iniciativa desta aldeia da Região de Coimbra conta com muita música e diversão, mas também duas exposições fotográficas que retratam a vivência alvocense na sua plenitude: uma relativa aos antigos Resineiros e uma outra denominada “Rostos  Alvocenses”, bem como um exemplar da Manta de Retalhos típica do concelho de Oliveira do Hospital. Caberá também às associações locais envolvidas a exposição gastronómica dos Sabores de Alvoco e do Interior.  

Na oferta musical espera-se a Banda Onda Centro + Gabriell para animar o palco de  Alvoco das Várzeas na noite de sábado, acompanhados pelo grupo Los Cubanitos para abrirem as festividades e o tradicional “bailarico”. Já na primeira noite, vindo de Lisboa, o grupo académico Tintuna traz a magia da música académica ao Rio Alvoco.

Como novidade, conta-se com um DJ set formado, exclusiva e genuinamente, por artistas oliveirenses, com início marcado para as 14 horas pode encontrar Luís Antero, Tiago Moreira e Gonçalo Martins à beira do Rio Alvoco, “no sopé da histórica Ponte Medieval que torna este local e Alvoco das Várzeas, numa plataforma de encanto”.

Tratando-se de “um evento de marcado sucesso no ano anterior” é, para o executivo da Junta de Freguesia, essencial “apostar numa profissionalização da logística do evento”, daí que o evento surja agora concentrado no famoso “Campo de Jogos”, bem como no acrescento de mais parques de estacionamento próprios para visitantes, de forma a  minimizar constrangimentos para toda a comunidade e tornar flexível os acessos a um evento que espera uma “afluência superior à do ano transacto, sendo marcada pela participação de gente de todas as idades”.  

“Este Arraial Social, mais do que um evento dinamizador, diferente e festivo para a população Alvocense é um momento de (re)encontro entre pessoas, memórias e tradições”, salienta Cátia Alves. Possibilitando três dias de entretenimento a todos aqueles que têm um pouco desta terra  beirã no coração”, é com estas palavras que Cátia Sabino, voluntária do projecto Missão País — UBI, descreve o Arraial Social.   

Este é um evento alavancado pela Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas mas que reúne, em seu torno, todas as coletividades e associações desta pequena freguesia do concelho de Oliveira do Hospital, desde a Liga dos Amigos de Alvoco das Várzeas, a CERCAV — Centro de Recreio e Convívio de Alvoco das Várzeas, o Grupo Desportivo de Alvoco das Várzeas, a associação “Alvoco a Recordar”, bem como o projeto “Sons de Alvoco” e, por fim, a Missão País UBI — que esteve já este ano presente na aldeia pelo segundo ano consecutivo.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA