O surf está prestes a invadir a Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, com mais uma edição do festival Gliding Barnacles, que promete ser a maior de sempre. Entre os dias 18 e 22 de setembro, o areal vai transformar-se “num epicentro global de criatividade” e promete reunir mais de dez mil pessoas.
Desde a sua estreia em 2014, que o evento se tem transformado num fenómeno internacional, ao receber milhares de visitantes de mais de 30 países. “Estamos melhores e maiores do que nunca” salienta, Eurico Gonçalves, o fundador do evento e responsável por ser o primeiro surfista a apanhar uma onda de um glaciar na Gronelândia.
A 11.ª edição promete uma programação ambiciosa e inovadora. Este ano, o festival recebe surfistas famosos, como Eurico Romaguera, Clovis Donizetti, Karina Rozunko e Ambre Victoire, e é apresentado como uma forma de expressão artística e não de competição, o que o torna num formato único mundialmente.
Poderá assistir a mais de 40 concertos ao vivo, com artistas desde Subway Riders, 800 Gondomar, Da Chick até Manteau. Além da música, o festival irá receber esculturas, pinturas de murais e tecelagem, no nome de Sofia Cruz (Krus), Gémeo Luís, Paul McNeill e Tanya Fryer. Haverá ainda cortes de cabelo, tatuagens na praia e ainda construção de pranchas de surf ao vivo.
É claro que a comida também não podia faltar, com curadoria de Paulo Amado, fundador das Edições do Gosto. Vários chefs vão apresentar as suas criações, entre eles, Joana Duarte, da Rota das Algas, Miguel Menezes, do Douro Palace Hotel, João Bívar, do Shun Open Kitchen, Filipe Camacho, da Petiscaria Âncora, e João Sá.
“É mais do que um festival. É um movimento cultural que aproxima a comunidade local e visitantes de todo o mundo”, salienta Beatriz Fonseca, responsável pela organização. A entrada para as sessões de surf e concertos durante o dia é gratuita. No entanto, para as intervenções artísticas e concertos noturnos, é necessário reservar lugar online. O valor dos bilhetes varia entre 10€ por dia e 35€ para entrada geral.
Ver esta publicação no Instagram