Powered by CIM|RC

cultura

Em junho, a Quinta de São Jerónimo traz muita música a Coimbra

Programa decorre no anfiteatro ao ar livre. Primeiro espetáculo está marcado para sábado, 3 de junho.
Espaço fica situado nos Olivais.

A Quinta de São Jerónimo, em Coimbra, dá-se a conhecer à cidade durante o mês de junho através do programa “Há Música no Jardim”. Aproveitando o anfiteatro ao ar livre que ali existe, estão previstos espetáculos musicais com grupos existentes na cidade.

Os concertos com entrada gratuita terão sempre lugar ao sábado (3, 17 e 24 de junho) às 18 horas para permitir aos espectadores usufruir da beleza natural do espaço ao final da tarde. É que, além da zona verde existente à volta do anfiteatro e com Coimbra ao fundo, a Quinta de São Jerónimo dispõe ainda de um lago e uma piscina municipal que abre sempre durante o verão.

Este sábado, 3 de junho, sobe ao palco a Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Coimbra, com as participações especiais do Coro Infanto-Juvenil Coimbra Cantat (Associação Ecos do Passado, de Coimbra) e do Coral Juvenil Sílvia Marques (Mortágua). “É com grande alegria e muita satisfação que saudamos o regresso de dezenas de jovens músicos com um concerto no qual teremos a oportunidade de escutar obras que nos levam a viajar pela música de vários pontos do globo, contando histórias e criando imagens sonoras”, refere o Clube Residencial Cidade Jardim, organizadora da iniciativa. 

O segundo espetáculo está agendado para 17 de junho. Neste dia, é a vez da Orquestra de Tangos de Coimbra. Trata-se de um ensemble com 20 elementos de idades entre os 20 e os 80 anos e que reúne instrumentos de cariz erudito (piano, violinos, violoncelo, contrabaixo) e instrumentos de cariz popular (guitarra clássica e acordéon). O repertório musical é composto essencialmente por tangos, evocando nomes maiores como Carlos Gardel ou Astor Piazolla, e é dirigido pelo maestro Augusto Mesquita.

Em palco vão estar os músicos José Neves (acordeão), Tatiana Nadein, Nuno Lemos, Gonçalo Costa e Antonieta Dias (violinos), Ofélia Ribeiro (violoncelo), Luís Neves (contrabaixo) e Armando Duarte e António Costa (guitarra clássica).

A 10.ª edição da iniciativa “Há Música no Jardim” encerra dia 24 de junho com um concerto para piano do jovem Filipe Gouveia e Melo. Com 19 anos, este músico começou a estudar piano aos oito anos. Dois anos depois entrou para o ensino oficial na Escola de Música do Colégio S. Teotónio onde estudou até terminar o curso secundário de música como aluno da professora Klara Dolynay.

Com 12 anos começou as aulas com o professor Manuel Araújo (em paralelo com o ensino oficial), na Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne, mantendo-se ainda hoje seu aluno. Tem participado em masterclasses com professores e pianistas, nomeadamente Aquiles Delle Vigne, Olga Prats, Paulo Oliveira, Eva Gyorgy e Carles Marín.

No verão do ano passado recebeu uma bolsa de estudos parcial no Wiener Musikseminar da Universidade de Viena (Áustria), onde teve a oportunidade de atuar e estudar intensivamente durante uma semana. O repertório deste concerto será constituído por peças originais.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA