cultura

Em Coimbra há um festival que não aconselha a “Baixa(r) o som”

Evento de música de rua decorre entre 6 e 8 de abril na Baixa da cidade. Participam quatro grupos.
Dixie Gringos são um dos grupos.

A 1.ª edição do Festival de Músicas de Rua de Coimbra — “Baixa o Som’23” tem lugar entre os dias 6 e 8 de abril. Durante três dias, as ruas do centro histórico de Coimbra acolhem quatro bandas de jazz sob a direção artística de Rui Lúcio, professor da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra.

A organização conjunta da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) tem como objetivo “tornar a Alta e a Baixa no centro nevrálgico da animação em Coimbra e promover o comércio e os espaços culturais desta zona da cidade”.

Quebra-Costas, ruas Visconde da Luz e Ferreira Borges, Largo da Portagem, Avenida João das Regras, Praça do Comércio, Terreiro da Erva, Praça da República e Mercado Municipal D. Pedro V são os locais escolhidos. Entre os dias 6 e 8 de abril vão marcar presença em Coimbra as bandas de jazz Dixcartável (Porto), Folhas de Pêssego (Coimbra), Funky Brass Unit (Lisboa) e Dixie Gringos (Coimbra).

“O objetivo passa, assim, por animar o centro histórico no período da Páscoa, quando a afluência de públicos é numerosa e diversificada, através de um percurso de música ao vivo que pretende envolver e levar a percorrer um espaço da cidade repleto de património e comércio”, refere a organização.

Programa

6 de abril

Das 17 às 18 horas — Concerto de Abertura na Praça do Comércio.

Das 21 horas às 22h15 — Concertos no Mercado Municipal D. Pedro V.

7 de abril

Das 11 horas às 11h45 — Funky Brass Unit (do Largo da Portagem ao Quebra Costas) e Dixie Gringos (da rua Ferreira Borges à Praça 8 de Maio).

Das 12 horas às 12h45 — Dixcartável (da rua da Sofia ao Terreiro da Erva) e Folhas de Pêssego (da rua das Padeiras à Praça do Comércio).

Das 15h30 às 16h15 — Funky Brass Unit (da rua Ferreira Borges à Praça 8 de Maio) e Dixie Gringos (do Largo da Portagem ao Quebra Costas).

Das 17 horas às 17h45 — Dixcartável (Praça do Comércio) e Folhas de Pêssego (Avenida João das Regras).

Das 21 horas às 22h15 — Concertos no Mercado D. Pedro V.

8 de abril

Das 11 horas às 11h45 — Dixcartável (do Largo da Portagem ao Quebra Costas) e Folhas de Pêssego (do Largo do Poço à Praça 8 de Maio).

Das 12 horas às 12h45 — Funky Brass Unit (da rua da Sofia ao Terreiro da Erva) e Dixie Gringos (Praça da República).

Das 15 às 16 horas — Dixcartável (do Largo da Portagem ao Quebra Costas) e Folhas de Pêssego (da rua Ferreira Borges à Praça 8 de Maio).

Das 16 às 16h45 — Funky Brass Unit (Praça do Comércio) e Dixie Gringos (Sé Velha).

Das 17h30 às 18h30 — Desfile de encerramento entre o Largo da Portagem e a Praça 8 de Maio.

 

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA