cultura
ROCKWATTLET'S ROCK

cultura

Do coro da igreja ao “The Voice Portugal”: cantou um verso e virou logo uma cadeira

Pedro Morais cresceu no Reino Unido, estuda em Coimbra e conquistou a mentora Sónia Tavares. Aos 20 anos, sonha viver da música.

Com apenas 20 anos, Pedro Morais é um dos concorrentes em destaque do “The Voice Portugal” 2025. Na fase das provas cegas, interpretou “Can’t Take My Eyes Off You”, clássico de Frankie Valli lançado em 1967 e popularizado ao longo das décadas por artistas como Lauryn Hill ou Muse. Assim que começou o primeiro verso, a mentora Sónia Tavares virou a cadeira, garantindo-lhe lugar na sua equipa e a passagem à fase seguinte do programa.

A ligação de Pedro à música começou muito cedo. Nascido numa família ligada ao meio artístico, é o mais novo de cinco irmãos. A mãe é cantora e o pai guitarrista, ambos ligados ao coro da Igreja Evangélica, comunidade onde todos participam. O jovem nasceu em Portugal, mas emigrou para o Reino Unido com apenas nove meses. Viveu lá até aos 15 anos e frequentou uma escola de artes, onde desenvolveu técnica vocal, aprendeu guitarra e concluiu formação em piano.

Em 2021, a família retornou ao País de origem por motivos religiosos, e instalou-se em Coimbra, onde o grupo evangélico a que pertencem está sediado. O regresso foi desafiante devido ao choque cultural, mas Pedro acabou por se adaptar rapidamente à nova realidade. Durante o ensino secundário fez vários amigos e integrou diversos projetos criativos, entre eles as Escolíadas, — uma iniciativa que promove competições de teatro, música, dança e artes visuais entre escolas da região.

Atualmente, frequenta o segundo ano da licenciatura em Estudos Musicais Aplicados na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). O seu percurso académico reflete o seu desejo de construir uma carreira artística. “A música é tudo para mim e é disto que quero viver”, sublinha, em entrevista à NiC.

O ano passado, em 2024, decidiu inscrever-se no concurso “The Voice Portugal”, formato apresentado por Catarina Furtado e Vasco Palmeirim e conhecido por lançar novos talentos do panorama musical português. Contudo, nessa primeira tentativa, o processo não avançou devido a “um percalço”: não respondeu ao email de convocatória dentro do prazo, confessa.

Sem desmotivar, Pedro voltou a candidatar-se. Depois das audições, gravadas em agosto, foi finalmente chamado para atuar nas provas cegas. “A minha namorada e os meus pais são os meus maiores fãs. Ficaram muito orgulhosos quando souberam que ia cantar no programa”, revela.

No grande dia, “estava muito calmo”, assegura, embora nunca tivesse pisado “um palco tão grande”. Já estava habituado a atuar em público — desde a igreja e eventos de rua e durante as Escolíadas —, mas o “The Voice” era outro patamar.

Fã de baladas românticas e canções de amor, Pedro escolheu interpretar “Can’t Take My Eyes Off You”, um tema que já conhecia bem, pois integra o seu repertório habitual de covers. 

A interpretação rendeu-lhe elogios de Sónia Tavares, que destacou a sinceridade emocional da performance. Apesar de só ter virado uma cadeira, Pedro está satisfeito com o resultado. “Fiquei um bocadinho triste por não ter virado mais, mas muito feliz por entrar na equipa da Sónia. Já tinha vontade de a escolher; só estava indeciso entre ela e os irmãos Calema”, conta.

Agora, segue para a fase seguinte — as Batalhas —, onde terá de enfrentar outro concorrente da mesma equipa, num dueto competitivo. “Está a ser uma experiência única. Tenho aprendido muita coisa e sinto que me vai abrir muitas portas para o futuro”, afirma, entusiasmado.

Pedro está focado em mostrar “o que sabe fazer melhor” e chegar o mais longe possível no “The Voice”. O jovem encara o programa como uma etapa importante, mas não como o ponto final do seu caminho artístico.

Caso seja eliminado, planeia continuar a compor e a investir na carreira. “Isto é só o início de um sonho”, garante. No futuro, quer escrever as suas próprias canções e cantar sobre o amor “para que as pessoas se sintam amadas através da música”.

Carregue na galeria para ver mais imagens do concorrente de Coimbra.

ARTIGOS RECOMENDADOS