Já todos sabemos que os meses mais quentes têm o mesmo ingrediente em comum: festas e programas municipais a decorrer. Um desses exemplos é a Feira do Ano, que se vai realizar de 31 de agosto até 8 de setembro. O recinto será no Largo da Feira, em Montemor-o-Velho. A melhor parte é que a entrada é livre durante os nove dias.
Aqui poderá encontrar expositores de artesanato, concertos, música popular portuguesa e muitos petiscos e street food. Os visitantes terão de comprar um copo reutilizável por 50 cêntimos, que pode ser trocado sempre que necessário, nos espaços de tasquinhas, bares ou petisqueiras, se estiver em bom estado de conservação, claro.
No dia de abertura, 31 de agosto, a música começa com Pedro Abrunhosa. É considerado um dos artistas nacionais mais completos e responsável pelos sucessos “Tudo o que eu te dou”, “Para os braços da minha mãe” e “Amor de ferro”. Já no dia seguinte, chega Maninho. O cantor e compositor brasileiro já atuou enquanto guitarrista ao lado de Mariza, Héber Marques e Bárbara Bandeira. Durante a pandemia experimentou cantar e nunca mais parou até então.
No dia 2 de setembro, Romana é a cabeça de cartaz. A cantora portuguesa entrou no mundo do espetáculo aos 12 anos, com ensaios e formação pessoal dada pela sua tia Ágata. Ao longo dos anos foi responsável pelos sucessos da música tradicional portuguesa, tais como “Já Não Sou Bebé”, “De mulher para mulher” e “Habibi”. No dia seguinte, 3 de setembro, chega Dillaz.
Dillaz tem conquistado inúmeros fãs desde o primeiro lançamento em 2011, com a mixtape “Sagrada Família Vol. 1”. Em 2014, editou o primeiro EP “Cria atividade”. Este ano, lançou o seu terceiro álbum “O próprio”, que já conta com milhares de visualizações. O rapper tem vindo a colecionar números impressionantes. Apenas o single “A Carta” alcançou mais de cinco milhões de visualizações. No Spotify, o artista tem mais de 776 mil ouvintes todos os meses.
Na quarta-feira, 4 de setembro, é a vez dos D.A.M.A. O nome da banda é a sigla para a expressão “Deixa-me Aclarar a Mente Amigo”. O grupo, formado em 2008, é composto por Francisco Maria Pereira, Miguel Coimbra e Miguel Cristovinho. É considerado um dos projetos portugueses mais bem-sucedidos da década de 2010, contando com inúmeros sucessos, tais como, “Casa”, “Oquelávai”, “Não dá” e claro “Balada do Desajeitado”.
No dia 5 de setembro, sobe ao palco o Van Zee. O artista é responsável pelos temas “Alma nua” e “Chamadas”, que têm alcançado as principais posições nas rádios portuguesas. Em 2023, atingiu ainda meio milhão de ouvintes no Spotify. O cartaz segue com a confirmação do Nuno Ribeiro que, aos poucos, se tem afirmado no mundo da música. Todos conhecem os seus temas como, por exemplo, “Rosa” e “Maria Joana”.
No penúltimo dia, a fadista Mariza marca presença na Festa do Ano. Esta é uma das vozes que todos os portugueses conhecem e ninguém fica indiferente. É conhecida pelos êxitos “Quem me dera”, “Gente da minha terra” e ainda “Melhor de mim”. Para encerrar as festividades, nada melhor que os GNR. Pode cantar os temas icónicos, como “Pronúncia do Norte”, “Dunas” e “Sangue oculto”.

LET'S ROCK







