cultura

Descubra os filmes de David Lynch neste novo ciclo de cinema em Coimbra

A programação divide-se entre a Casa do Cinema e o Auditório Salgado Zenha, até 23 de janeiro.
O realizador.

Durante o mês de janeiro, a Casa do Cinema de Coimbra e o Auditório Salgado Zenha juntaram-se para trazer à cidade um ciclo dedicado ao realizador norte-americano David Lynch. A iniciativa decorre até 23 de janeiro, com uma programação extensa que permite explorar as diferentes fases da carreira do realizador, desde os primeiros aos últimos trabalhos.

O ciclo teve início nesta quinta-feira, 9 de janeiro, com o filme “Mulholland Drive” (2001), exibido no Auditório Salgado Zenha, um thriller psicológico distinguido no Festival de Cannes com o prémio de “Melhor Realização”.

Recuamos até 1977 com “Eraserhead“, a estreia do realizador, que segue a personagem Henry Spencer a enfrentar situações bizarras enquanto cuida do filho. O filme é exibido nesta sexta-feira, 10 de janeiro, no Auditório Salgado Zenha.

Segue-se a obra, “O Homem Elefante” (1980), um drama biográfico que conta a história real de Joseph Merrick que luta pela dignidade na sociedade vitoriana. Será apresentado nos dias 12 e 13 de janeiro na Casa do Cinema, e a 16 de janeiro no Auditório Salgado Zenha.

De 1999, chega “Uma História Simples”, que apresenta um idoso disposto a fazer centenas de quilómetros com um cortador de relva para se reconciliar com o seu irmão doente. O filme será exibido nos dias 14 e 15 de janeiro na Casa do Cinema e a 17 de janeiro no Auditório Salgado Zenha.

Para terminar esta viagem, pode assistir ao “Inland Empire” (2006), que é considerada uma obra mais experimental de Lynch. Vai estar na Casa do Cinema nos dias 19 e 20 de janeiro e no Auditório Salgado Zenha a 23 de janeiro. 

As sessões acontecem entre as 18h45 e as 21h30 na Casa do Cinema de Coimbra, enquanto no Auditório Salgado Zenha estão agendadas para as 18 horas. Os bilhetes custam 6€ e podem ser adquiridos online

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA