cultura

Constança Duarte é a próxima convidada do projeto Piccolino em Coimbra

"Quando a tristeza aparece — histórias antes do felizes para sempre" é o nome do projeto para ver na gelataria Doppo.
Artista plástica nasceu em Coimbra.

Início de um novo mês e o artista residente do ciclo de exposições artísticas Projeto Piccolino, em Coimbra, muda. A partir deste domingo, 2 de julho, às 11 horas, a sala de exposições da Gelataria Doppo na Praça do Comércio acolhe a mostra da conimbricense Constança Duarte.

“Quando a tristeza aparece — histórias antes do felizes para sempre” é o nome do projeto que esta jovem artista plástica vai dar a conhecer aos visitantes deste espaço comercial na Baixa da cidade. Criadora de objetos, pinturas e desenhos em diferentes materiais, Constança Duarte promete até 4 de agosto surpreender todos aqueles que decidirem conhecer o seu trabalho. Na inauguração deste domingo, será ainda possível assistir a uma leitura com a contadora de histórias Sofia Correia, da livraria Faz de Conto. Uma iniciativa que integra o programa convergente da Feira do Livro de Coimbra.

Como sempre acontece no dia em que é inaugurada uma exposição, é disponibilizado um novo sabor de gelado exclusivo. Durante o mês de julho, o sabor desenvolvido pelo mestre gelateiro Fernando Castelo Branco é maçã verde e hortelã.

Recorde-se que o projeto Piccolino nasceu de uma provocação, da evocação do gesto curatorial no ambiente de uma loja, a gelataria Doppo. “Neste cenário gastronómico, apresentam-se incontáveis aromas, sabores, cores e texturas com as quais concluímos que não seria possível qualquer tipo de narrativa artística sem um foco sensorial específico”, referem.

Piccolino é também o nome do menor cone de gelado — aquele que tem menos conteúdo disponível ao consumo —, “premissa que, por sua vez, dialoga com a natureza singela do projeto artístico, a ecoar com o pouco espaço expositivo que a gelataria possui: se por um lado sítios maiores, como um museu ou uma galeria, podem ser comparados a um bom banquete poético visual, esta exposição em questão parece ser uma degustação, um mordiscar lúdico na obra de um grupo de artistas convidados”. Estas pequenas exposições de arte contam com a curadoria de Adolfo Caboclo e a coordenação de Carlos Júlio.

A gelataria Doppo foi criada em junho de 2022 e transformou o modo como os conimbricenses olham para o gelado. Confecionado apenas com ingredientes primários, o gelado artesanal é produzido com os equipamentos tecnologicamente mais avançados. Aos sabores tradicionais — como baunilha, fior di latte, chocolate fondente, tiramissù, cheesecake ou caramelo salgado — juntam-se novos sabores que vão e vêm conforme a sazonalidade da fruta e a inspiração do mestre Fernando Castelo Branco.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA