A canção da conimbricense Mimicat foi eleita a vencedora do concurso. A final nacional decorreu na noite deste sábado, 11 de março, numa cerimónia em Lisboa apresentada por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim, com apoio de Inês Lopes Gonçalves e transmitida em direto pela RTP. Em competição estiveram outros 12 temas, selecionados nas semifinais que decorreram a 25 de fevereiro e 4 de março.
“Ai coração” arrecadou a maioria dos votos dos telespetadores e do júri e foi a canção escolhida para suceder a “Saudade, Saudade” de Maro, que representou Portugal na Eurovisão em 2022. Metade da pontuação foi atribuída pelos jurados das várias regiões de Portugal continental e ilhas, a restante veio do público. Segundo as regras, em caso de empate, a vontade de quem votou via telefone prevalece — e foi exatamente o que aconteceu. Os temas de Mimicat e de Edmundo Inácio ficaram empatados com um total de 66 pontos, mas “Ai coração” foi a favorita do público.
Esta 57.ª edição contou também com atuações ao vivo de Salvador Sobral, David Fonseca e Maro. A final do Festival da Canção da Eurovisão está agendada para 13 de maio e terá lugar em Liverpool, Inglaterra. Os ucranianos Kalush Orchestra venceram a edição de 2022, e de acordo com as regras, a Ucrânia deveria ser o país anfitrião da final deste ano. Como o território ucraniano continua assolado pela guerra que ecolodiu na sequência de invasão russa a 24 de fevereiro de 2022, a organização decidiu que o espectáculo teria lugar no Reino Unido, o segundo classificado. As semifinais acontecem a 9 e 11 de maio.
Leia também a conversa da NiT com Mimicat —o nome artístico de Marisa Mena, artista natural de Coimbra com 33 anos — no ínício de fevereiro. Na altura, “Ai Coração” era o tema concorrente ao Festival da Canção que mais visualizações somava no YouTube.