Powered by CIM|RC

cultura

Concertos, exposições e visitas: conheça todas as atividades gratuitas em Coimbra

As propostas vão decorrer durante o mês de abril para celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos. Só precisa de se inscrever.
Vão decorrer durante todo o mês.

Está quase a chegar o mês em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril. Sabemos que a Revolução dos Cravos devolveu a liberdade aos portugueses e este é um tema que continua bastante atual. A prova disso são as inúmeras atividades, que têm surgido um pouco por todo o País para assinalar a data. Se ainda não sabe o que fazer, conheça as propostas do município de Coimbra, tanto para os adultos como para os mais novos.

No Museu Municipal, destacamos duas iniciativas destinadas ao público escolar. A primeira é referente à oficina do livro, “Um mistério no Museu”, entre os dias 9 a 12 de abril no Edifício Chiado, para alunos do 1º e 2º ciclos. A leitura do livro decorre em três núcleos: Edifício Chiado, Torre de Almedina e Torre de Anto, das 10 às 16 horas.

A segunda atividade está marcada para o dia 10 de abril, às 10h30. “D. Sesnando, O Alvazil de Coimbra” é uma visita encenada à “Torre de Almedina – Núcleo da Cidade Muralhada”, pelo próprio D. Sesnando Davides. A iniciativa repete-se todas as segundas e quartas-feiras do mês para os alunos de pré-escolar. Ambas as atividades são gratuitas, basta inscrever-se através do telefone (239 840 754) ou pelo email (museu.municipal@nullcm-coimbra.pt). O número mínimo é de 25 participantes.

Além desta programação, o Museu prepara-se para inaugurar a exposição temporária, “O Fantasma da Liberdade — Teresa Lanceta”, no dia 6 de abril, ao meio-dia. A mostra estará patente até 30 de junho, na Sala da Cidade. Pode visitá-la de terça a sábado, das 13 às 18 horas. No mesmo dia, será inaugurada a mostra temporária “Nada me seduz tanto como poder parar”, do Coletivo Pescada N.º 5, no Edifício Chiado. A mostra estará também até dia 30 de junho e o horário de visita é o mesmo. Durante este período, a entrada para a exposição é gratuita.

No âmbito do 25 de Abril, o Edifício da Inquisição recebe o concerto comemorativo “Traz outro amigo também”, que viaja pelo repertório de Zeca Afonso. O espetáculo será no Salão Nobre da Câmara Municipal. Será protagonizado por António Ataíde, acompanhado por Rui Pato e Nuno Botelho à guitarra clássica e Bruno Costa na guitarra portuguesa. A entrada é livre.

Já nos dias 23, 24 e 26 de abril, o Museu Municipal convida todos a passarem pelo Edifício da Inquisição e a deixarem uma mensagem. Tudo isto, graças à iniciativa “Da tolerância à perseguição — Da tolerância à liberdade, Vem VIVER ABRIL”, para festejar a liberdade em grande.

 

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA