cultura

Compositor lousanense Hélder Bruno Martins conquista prémio do IPMA

Tema "Island" vence na categoria "World Music Performance". Música faz parte do último trabalho "Under a Water Sky".
Distinção foi entregue em Providence.

Hélder Bruno Martins conquistou o Prémio Internacional de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês) na categoria “World Music Performance” com o tema “Island“. A distinção foi entregue na cidade norte-americana de Providence, local onde se realizou a cerimónia deste ano.

Natural de Coimbra, mas a viver há muitos anos na vila da Lousã, Hélder Bruno Martins é doutorado em Etnomusicologia pela Universidade de Aveiro (2020), mestre em Ciências Musicais pela Universidade de Coimbra (2005) e licenciado em Educação Musical pela ESEC (1999). Em termos musicais, o músico já lançou dois trabalhos discográficos: “A Presença, serena e terna” (2018) e “Under a Water Sky” (2022). É, neste trabalho, que se pode encontrar o tema “Island” que agora obteve esta distinção.

“A escolha do tema ‘Island’ surpreendeu-me, pois tenho consciência que é necessária uma audição mais profunda e tecnicamente mais cuidada de todo o tema… as suas características musicais assim o exigem”. “Ter vencido a categoria World Music Performance com este tema, para mim um dos mais interessantes do álbum, surpreendeu-me ainda mais”, afirmou o compositor.

Hélder Bruno Martins estava, também, nomeado para a categoria “Instrumental Performance” com o tema “Door 17“, mas neste caso o júri optou por outro tema. Em declarações aos jornalistas, o músico premiado mostrou-se “bastante feliz pelo prémio”, pois a atribuição dos IPMA “chegam a todo o mundo e isso pode contribuir para que a minha música chegue a mais pessoas”.

O álbum “Under a Water Sky” contou com a participação de nomes como Maria João (cantora de jazz), Sérgio Carolino (tuba), Mafalda Camilo (voz), Marito Marques (percussão), Ana Maria Rosa (voz), O Gajo (viola campaniça), Carlos Martins “Rato” (voz), Maria Kagan e Tünde Hadady (violinos), Rogério Monteiro (viola d’arco), Feodor Kolpashnikov (violoncelo), Miguel Falcão (contrabaixo).

No seu currículo, o lousanense é consultor especialista da Direção Geral das Artes e investigador do INETmd e do CEJ/UA. Tem trabalhos produzidos nas áreas da música, da cultura, da economia e da política. É autor de artigos, comunicações, prefácios, de livros e livros-cd, dos quais se destaca “Jazz em Portugal” (1920-1956) publicado em 2006. 

Apresenta ainda colaborações no projeto de investigação liderado pelo neurocirurgião Carlos Calado (Hosp. São José, Lisboa) intitulado “O efeito da Música e a Importância da Musicalidade na Dor do Pós-operatório” (Calado, 2015) e tem dedicado especial atenção às questões da música-identidade-emoções. 

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