cultura

Comédia, drama e um assassinato. Este filme italiano é um dos mais vistos da Netflix

"Ricos a Qualquer Preço" é uma sequela de uma produção que já tinha sido um sucesso na plataforma. Também envolve crime.
Está a ser um fenómeno global.

Quando uma avó muito rica convoca uma reunião familiar urgente, os membros ficam imediatamente entusiasmados com a possibilidade de discutir a herança. Porém, o motivo do encontro é outro: a matriarca está a planear um casamento inacreditável. Este é o ponto de partida de “Ricos a Qualquer Preço”, um filme cheio de desastres e mal-entendidos, que estreou na Netflix a 9 de junho.

A produção italiana é a sequela de “Ter Família Sai Caro”, que chegou à plataforma de streaming em 2022, e manteve-se no top das mais vistas vários dias. Como seria de se esperar, o sucesso abriu caminho à continuação da narrativa.

A nova história já andava a ser pensada por Giovanni Bognetti “há vários anos”, conta ao “Close Up”. “Achei engraçado que esta família, com todas as suas divergências e mal-entendidos, tivesse que lidar com um assassinato. Também gostei do facto do crime hediondo não ter mudado a dinâmica entre eles. Parecia-me uma boa ideia para uma comédia.” 

Realizar um trabalho deste género, mas com aspetos mais dramáticos, sempre fez parte dos seus planos. Quando recebeu a chamada da Netflix, soube imediatamente que era a oportunidade ideal para concretizar o sonho que acalentava há algum tempo.

Apesar do sucesso do primeiro filme, ficou admirado quando descobriu que a plataforma estava interessada numa sequela. “Saltei de alegria e fiquei logo muito entusiasmado. Regressar ao set foi como reencontrar a minha família, tanto na equipa artística como na técnica.”

Quem também não poupa nos elogios ao elenco é o protagonista Claudio Colica, de 35 anos. Entre os colegas, há dois que destaca: Christian de Sica e Angela Finocchiaro, duas lendas do entretenimento italiano.

“Foi como uma escola para mim. Ter a oportunidade de participar num filme parecia-me incrível, mas quando soube que ia trabalhar com dois ícones do cinema italiano fiquei ainda mais feliz. Quando descobrir que iriam interpretar os meus pais, nem pude acreditar”, revelou ao “The Hollywood Reporter Roma”.

Durante as gravações, ensinaram-lhe algo muito importante: independentemente do quão famoso se possa tornar graças a este papel, deve permanecer “o mais humilde possível”. Só assim continuarão a surgir mais oportunidades imperdíveis.

Claudio Colica descreve a experiência no set como “muito positiva”. “Sentia-me confiante”, acrescenta. Mesmo assim, estava nervoso, uma vez que o primeiro filme tinha sido um sucesso e não queria que o segundo ficasse aquém das expectativas. Terminadas as gravações, soube que o contrário ia acontecer. “Esta é uma daquelas sequelas que supera os seus antecessores, como aconteceu em ‘O Exterminador Implacável’. Isto é uma espécie de ‘Exterminador’, mas com o Christian De Sica”, brinca.

Tal como “Ter Família Sai Caro”, o novo filme tem igualmente uma hora e meia. A duração reflete a janela de atenção que os espectadores têm atualmente, que é “cada vez menor”, defende Claudio Colica.

“O conteúdo precisa de ser mais curto e direto ao ponto. É assim para todos. Os vídeos mais longos que antes eram um sucesso no YouTube, por exemplo, são cada vez menos populares. Agora as pessoas só querem Reels e TikToks”, lamenta.

“Ricos a Qualquer Preço” está a ser um sucesso mundial: atualmente o quarto filme mais visto da Netflix. Giovanni Bognetti já está, claro, a pensar no seu próximo projeto — mas não vai ser uma continuação desta saga.

“A natureza do meu trabalho é a imprevisibilidade. Atualmente estou a filmar uma comédia semelhante a esta, mas depois talvez comece um filme mais dramático e emocionante. Isto porque não tenho preferência por um género. O que importa é que exista um bom guião, porque tudo começa a partir daí”, confessa.

Carregue na galeria e conheça as novas temporadas e séries que estrearam em junho nas plataformas de streaming e canais de televisão.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA