Os norte-americanos Devo são uma das primeiras bandas confirmadas para o Luna Fest, festival internacional de rock que se vai realizar em Coimbra de 16 a 20 de agosto. Os Devo sobem ao palco da Praça da Canção no último dia do festival. Entre os confirmados estão também Gang of Four, A Certain Ratio, Martin Dupont, Black Lips e The Fleshtones.
O primeiro festival de verão em Coimbra é organizado pela Fortunoscópio, empresa de eventos gerida pelo famoso guitarrista Victor Torpedo e por Tito Santana, artista, criador dos emblemáticos espaços Twisted club e Pinga Amor, respetivamente, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra.
“Mais do que um festival de verão, o Luna Fest é uma elaborada missão de salvamento. Uma missão que pretende implementar um programa musical atraente no seio da nossa cidade e que esta dedicação, paixão, urgência, se amplifique fortemente de maneira a dignificar e unificar todas estas vozes que moram em Coimbra e que esta finalmente sirva de berço a um grande festival de amplitude internacional”, destaca Victor Torpedo.
O músico, conhecido por projetos como The Parkinsons, Victor Torpedo & The Pop Kids, Tédio Boys e Tiguana Bibles, lança o mote para o evento. “Que a viagem comece pois queremos tudo para a cidade de Coimbra, queremos tudo para Portugal, o que queremos projetado no mundo: um mundo com mais cultura, mais aventuras musicais, com mais aventuras artísticas. Agora resta-nos esperar que a poeira se solte com o som da primeira nota tocada no Parque da Canção de Coimbra”, revelam.
“A perspetiva de um futuro alternativo, de um forte colorido musical e bom entretenimento, sem esquecer o nível de qualidade que se pretende atingir num festival desta dimensão é o potente fuel que alimenta a faísca” dos amigos e promotores Victor Torpedo e Tito Santana.
A celebrar 50 anos em 2023, os Devo são naturais do Ohio e atingiram o estrelato em 1980, com o single “Whip it”, do álbum “Freedom of Choice”. Pela primeira vez, a histórica banda norte-americana vai atuar em Portugal. Neste momento, os Devo contam com três dos cinco elementos que fundaram a banda em 1973: os irmãos Mark e Bob Mothersbaugh e Gerald Casale. A restante formação é constituída por Josh Freese e Josh Hager. As atuações da banda são conhecidas pelo espetáculo colorido e pelo jogo de luzes.
Oriundos de Manchester, os A Certain Ratio destacam-se pelo post punk, com influências de funk, new wave e dance rock. Formada por Jez Kerr, Martin Moscrop, Donald Johnson, Tony Quigley e Matt Steele, a banda estreou-se nos discos em 1980, com “The Graveyard and the Ballroom”. 2023 marca o regresso dos A Certain Ratio aos discos, o 13.º álbum da banda, intitulado “1982”, a ser lançado em março.
Os britânicos Gang of Four foram criados em Leeds em 1976 por John King, Hugo Burnham (membros ainda atuais), Andy Gill e Dave Allen. Com dez álbuns de estúdio editados, a banda de post-punk destacou-se no início da década de 1980 com o sucesso “Is it Love?”. “I Love a Man in Uniform” e “Don’t Fix What Ain’t Broke” estão entre os principais sucessos desta banda britânica.
Os Martin Dupont nasceram em 1980 em França e vão lançar um novo disco em 2023, chamado “Kintsugi”. A banda de new wave atingiu o sucesso na década de 1980, com o single “Inside Out”. Terminada em 1987, os Martin Dupont tornaram-se uma banda de culto, sendo os seus samples usados por vários músicos, como Tricky ou Teophilus London. Em 2022, a banda anunciou um novo álbum e uma digressão.
Formados no final do século XX, os Black Lips chegam de Atlanta e a sua sonoridade vagueia entre o punk rock e o psicadélico. Contam com dez álbuns de estúdio, o último dos quais, “Apocalypse Love”, lançado em 2022. “Crystal Night”, “Rumbler” e “Lost Angels” estão entre os sucessos desta banda norte-americana.
Com quase meio século de existência, os novaiorquinos The Fleshtones trazem a Coimbra o melhor do rock’n’roll. “Roman Gods”, de 1982, foi o primeiro passo para o sucesso desta banda. O último álbum de estúdio dos The Fleshtones, “Face Of The Screaming Werewolf”, foi lançado em 2020. Nas próximas semanas serão divulgados os preços dos bilhetes e locais de venda.