O Museu Municipal de Coimbra (MMC) vai celebrar este mês de fevereiro o 98.º aniversário do nascimento de Carlos Paredes. A iniciativa vai decorrer no dia 18, sábado, na Casa da Escrita, e conta com o visionamento do filme “Os Verdes Anos”, de Paulo Rocha.
No final da sessão, Bruno Costa e Hugo Gamboias, acompanhados à viola por Nuno Botelho, vão apresentar uma interpretação fiel e integral da banda sonora do filme, tocando com as guitarras que Carlos Paredes legou à cidade. Inês Graça junta-se, depois, aos músicos, para a interpretação do tema “Os Verdes Anos”, conforme se apresenta no filme.
Carlos Paredes, falecido em 2004, foi um dos principais responsáveis pela divulgação e popularidade da guitarra portuguesa, tendo sido igualmente um grande compositor.
É considerado como um dos símbolos ímpares da cultura portuguesa. Além das influências dos seus antepassados — pai, avô e tio, tendo sido o pai, Artur Paredes, o grande mestre da guitarra de Coimbra — Paredes manteve um estilo musical coimbrão, a sua guitarra era de Coimbra e a própria afinação era do Fado de Coimbra.