Powered by CIM|RC

cultura

Coimbra canta abril: a semana cultural para celebrar os 50 anos da revolução

A programação decorrerá entre os dias 1 e 15 de março, com o mote "ter liberdade é ter voz: ter voz é ter liberdade!".
Reserve já o seu bilhete.

Este ano, assinala-se o 50.º aniversário da Revolução do 25 de Abril. O programa de festejos na cidade está a ser revelado aos poucos. Um dos destaques vai para a atuação conjunta: o “Coimbra Canta Abril”. Com o tema centrado na voz, o espetáculo está marcado para dia 3 de março, domingo, no Teatro Académico de Gil Vicente.

Esta é uma iniciativa, que “percorrerá os alvores da revolução dos cravos”, pode ler-se na sinopse. É constituído por 13 coros, 350 vozes e ainda um narrador, que dá voz aos momentos-chave da história e como os portugueses conquistaram a liberdade. Além da declaração de poesia, há música instrumental de sanfona, acordeão e piano.

Três dos membros fazem parte da comissão organizadora. São eles o Coro da SRCOM, Chorus Ingenium (Associação Cultural dos Engenheiros da Região Centro) e o Coro Carlos Seixas da Câmara Municipal de Coimbra. Os bilhetes custam 5€ e as reservas deverão ser feitas através do email (teatro@nulltagv.uc.pt).

A iniciativa está inserida na XXVI Semana Cultural da Universidade de Coimbra, sob o mote “ter liberdade é ter voz: ter voz é ter liberdade!”. Além desta atuação de canto, o calendário inclui poesia e dança para celebrar a data, durante os dias 1 e 15 de março.

Ainda neste âmbito, poderá participar na conferência “A voz no canto”, com Jorge Miguéis, um médico otorrinolaringologista em conjunto com Joana Santos, terapeuta da fala. E, claro, não podia faltar uma atuação de um coro constituído por pessoas que sobreviveram ao cancro da laringe. O evento acontece a 9 de março, a partir das 17 horas, no Salão de São Tomás, no Seminário Maior de Coimbra. A entrada é livre, mas está sujeita a reserva através do email (coro.secretariado@nullcm-coimbra.pt).

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA