A música sempre esteve presente na vida de Valter Lobo. Ainda que não tenha tido uma grande influência em casa, lembra-se de ouvir muito pop rock britânico dos anos 90. Quando era adolescente, pediu uma guitarra acústica emprestada, na Fafe Natal, e começou a aprender sozinho.
Foi em Braga, na época em que era estudante universitário de advocacia, que a música passou a ter mais peso na sua vida e, juntamente com outros colegas, criou a banda Wood Spirit. “Uma cena engraçada, mas muito deprimente, ainda fizemos umas brincadeiras fomos ao Termómetro Unplugged, em 2005”, revela o cantautor.
Entretanto terminou o curso e uniu-o à sua paixão pela música, fazendo aconselhamento jurídico na secção de Gestão dos Direitos Dos Artistas, no Porto. Não se esquecendo da terra que o viu crescer, trabalha como programador e produtor do ciclo de cantautores 48/20, em Fafe.
No próximo sábado, 16 de novembro, o cantautor apresenta-se, pelas 21h30, no Teatro Municipal da Lousã. O concerto terá uma duração de 75 minutos. Ainda há bilhetes à venda, no valor de 5€.
Valter Lobo orgulha-se de ter editado dois discos, “Inverno” (2013) e “Mediterrâneo” (2016) e de fazer quase tudo sozinho. “Fui eu que editei o meu disco, que o paguei, que o desenhei, que o escrevi e fui eu quem fez as músicas. Fui buscá-los à fábrica e fiz a promoção”, confessa.
Em 2022 editou “Primeira Parte de um Assalto”, uma viagem imersiva por canções repletas de emoção. São nove temas, onde se expõe a outro nível, mantendo uma ligação de extrema proximidade com os seus ouvintes. O artista, que esteve em digressão pela América do Sul, pretende partilhar as suas experiências pessoais em palco e tornar cada concerto num verdadeiro encontro, numa performance de diálogo e meditação.
“Apresentando-se como um lobo solitário e cantando sobre tudo aquilo que o inspira, assume-se cada vez mais como um artista verdadeiramente independente em todas as formas, do pensamento e composição até à forma de comunicar, sem moda ou apropriação estilística”, pode ler-se na descrição do espetáculo.