cultura

Cantanhede vai receber um concerto para “ver” de olhos vendados e a entrada é grátis

Espetáculo, organizado pela Escola de Cães-Guia para Cegos é este sábado, 19 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Febres.
Uma experiência diferente.

Quando perdemos um sentido, os outros ficam mais apurados e permitem-nos descobrir sensações que, provavelmente, nunca tínhamos percecionado. Se já experimentou ouvir música de olhos fechados sabe do que estamos a falar. A proposta para o próximo sábado, dia 19 de novembro, é fazer isso mesmo, mas num pavilhão repleto de pessoas, com 13 músicos em palco. O concerto é de entrada gratuita.

O Pavilhão Multiusos de Febres, em Cantanhede, recebe, a partir das 21h30, um espetáculo diferente. O público vai estar de olhos vendados. As vendas são colocadas antes da entrada e devem ser mantidas até ao final. Desta forma, os espectadores vão descobrir novos modos de percecionar a música e o ambiente sonoro envolvente.

Trata-se de um espetáculo desenvolvido pela Escola de Cães-Guia para Cegos, instituição particular de solidariedade social sediada em Mortágua, que vai juntar em palco 13 músicos e onde o público é convidado a ouvir e a viver, mas sem ver. A iniciativa decorre no âmbito do projeto Mulheres e os Lugares Região de Coimbra, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Desde 2014 que esta escola, que treina cães-guia para todos os cegos portugueses que deles necessitem, promove uma cerimónia que conta com um concerto onde são reproduzidas músicas escritas ou cantadas ao longo dos tempos por pessoas cegas.

A Camila foi o primeiro cão-guia educado em Portugal e entregue a um cego, Augusto Hortas, em 1999 pela escola. Desde então a instituição tem continuado o seu percurso e até final de 2021 entregou 245 cães-guias. Por ano são atribuídos, gratuitamente, 16 cães-guia que dão esperança aos cegos, ajudando-os no seu processo em busca de autonomia e integração social. 

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA