cultura

Booklovers, Coimbra vai receber a primeira edição do Salão do Livro Antigo

O evento arranca a 4 de outubro e promete dar a conhecer o espólio da biblioteca municipal, através de debates e conferências.
A entrada é livre.

Coimbra prepara-se para receber a primeira edição do Salão do Livro Antigo, entre 4 e 6 de outubro, na Casa Municipal da Cultura. O evento inclui debates, conferências e a presença de livreiros de todo o País. 

A iniciativa conta com o apoio do município de Coimbra, através da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico em parceria com a Livraria Miguel de Carvalho. O objetivo é dar a conhecer o espólio fundacional da Biblioteca, a partir do legado de António Luís de Sousa Henriques Seco, antigo presidente da Câmara Municipal de Coimbra. A coleção é composta por “incorporações do arquivo das congregações religiosas, doações e compras diversas, com textos de Direito, de Filosofia, de Teologia e de História, bem como documentação cartográfica, do século XVI ao século XVIII”, sublinha a autarquia.

O evento pretende mostrar ao público a vertente cultural e de divulgação do livro da Câmara de Coimbra, “que já possui a tradição de organizar apresentações de livros, edições municipais, apoio a edições de autores e onde pontifica a realização da Feira do Livro de Coimbra”, salientam. 

O Salão do Livro Antigo assume-se então como uma mostra e venda de livro antigo. Para esta primeira edição vão participar nove livreiros: Livraria Miguel Carvalho, Bernardo Trindade, a Art & Rare Books (Lisboa), a Livraria Artes e Letras (Óbidos), a Livraria Cólofon (Guimarães), a Livraria Esquina (Porto), a Livraria Gostar de Ler (Porto), a Livraria In-Libris (Porto), a Livraria Liliana Queiroz (Caldas da Rainha) e a Livraria Manuel Ferreira (Porto).

O evento arranca às 18 horas de sexta-feira, com a conferência “A Bibliofilia hoje — importâncias e urgências” por Miguel de Carvalho, na Sala do Catálogo da Biblioteca Municipal. Já no dia 5 de outubro, sábado, a programação começa pelas 14 horas com o debate “Literatura científica e bibliofilia”, conduzido por Carlos Fiolhais. 

No mesmo local, às 16h45, arranca a conferência “Uma visita à Biblioteca do Rei de L’An 2440: crónica de uma deambulação ucrónica”, por Alexandra Augusto. Às 18 horas, segue-se a conferência “O século de Camões na Bibliofilia Portuguesa – reflexão e reflexos”, com José Augusto Bernardes.

Já no último dia, 6 de outubro, o Salão volta a abrir às 14 horas com a intervenção de Catarina Alarcão sobre “Cuidar do Livro”, na Sala do Catálogo. Pelas 15h30, é a vez das “Conversas em torno da Bibliofilia” com António Valdemar e José Pacheco Pereira. Mais tarde, às 17 horas, está prevista a visita à Sala do Livro Antigo da Biblioteca Municipal de Coimbra. O evento encerra oficialmente às 18 horas.

Carregue na galeria e conheça os dez melhores livros dos primeiros 25 anos do século XXI, segundo o “The New York Times”.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA