cultura
ROCKWATTLET'S ROCK

cultura

Bolo-rei escangalhado feito em Tentúgal é novamente “O Melhor dos Melhores”

A pastelaria Moinho Novo recebeu a distinção pelo segundo ano consecutivo. A receita vencedora foi criada pelo proprietário.

A Pastelaria Moinho Novo, em Tentúgal, acaba de ganhar, pelo segundo ano consecutivo, a distinção de “Melhor dos Melhores” no 14.º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português, com o bolo-rei escangalhado.

A receita já existe há muitos anos e o proprietário, José Faria, que gosta de inovar, deu-lhe o seu toque pessoal, adaptando-a ao seu estilo. Assim, o bolo-rei escangalhado, feito de massa lêveda, recheado com fios de ovos, chila e decorado com amêndoa palitado, é produzido na pastelaria desde que abriu, há 12 anos.

“Chama-se bolo-escangalhado por isso mesmo. Não tem aspeto de bolo rei, é desconstruído”, avança o proprietário, em conversa com a NiC. Como se trata de um produto sazonal, a venda começa a meados de outubro e estende-se até 6 de janeiro, dia em que termina a época natalícia. Por esta altura, os bolos já estão disponíveis em exposição mas o fabrico é menor.

José não consegue precisar quantos escangalhados vende diariamente, mas, ao fim de semana, com o maior afluência de clientes, as vendas multiplicam-se. E os pedidos vão continuar a aumentar. “Este ano, está a ter muita saída, porque as pessoas estão curiosas. Como ganhámos novamente o prémio, todos querem provar para confirmar se a distinção faz sentido”, conta.

Mais perto do Natal, os bolos-rei escangalhados só poderão ser adquiridos por encomenda, uma vez que no ano passado, houve tantos pedidos, que a equipa não estava a conseguir produzir tudo. “As encomendas são, para nós, uma fonte de segurança, porque assim não falhamos com os clientes. Para nós, um cliente satisfeito vale mais do que outra coisa”, confessa.

“Este prémio vem realçar a qualidade dos nossos produtos. Ficámos muito contentes”, confessa. De realçar que o Moinho Novo ganhou também medalha de ouro com o bolo-rainha e medalha de bronze com o bolo rei tradicional.

O bolo-rei premiado.

A distinção “O Melhor dos Melhores” do bolo-rei escangalhado, comercializado a 20€ o quilo, veio juntar-se ao palmarés de prémios conquistados por José, como “O Melhor Bolo Rei Tradicional” (vendido a 18€ o quilo), atribuído pela ACIP (Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares) em 2021; “Prémio Inovação”, entregue mesma entidade, em 2022; e “O Melhor dos Melhores”, em 2024, na mesma categoria (bolo-rei escangalhado).

O Moinho Novo

José Carlos abriu o negócio em 2013, mas está ligado ao setor da pastelaria e panificação desde os 11 anos, idade em que começou a trabalhar na área. “O meu pai morreu quando tinha oito anos. Éramos quatro miúdos e, por isso, foi necessário ajudar no sustento da casa”, recorda. Iniciou o seu percurso numa pastelaria, também na vila de Tentúgal. “Ao princípio foi uma obrigação, no entanto, apaixonei-me rapidamente por esta área e dediquei-me a ela de corpo e alma”, relata.

“A minha formação não vem de nenhum curso; tudo o que aprendi foi com a prática. Quando nos dedicamos com amor àquilo que fazemos, as coisas tendem a correr bem”, sublinha.

O nome do negócio, Moinho Novo, não foi escolhido ao acaso. Trata-se de uma homenagem ao pai e à avó, ambos oriundos de uma aldeia com o mesmo nome, atualmente desabitada, situada na mesma região. Francelina, a avó paterna, foi moleira de profissão e esteve presente na inauguração da pastelaria. “Tudo isto tem uma história que dedico a pessoas que foram muito importantes na minha vida”, explica.

Nas traseiras da Moinho Novo há uma particularidade que, segundo José, proporciona “uma experiência diferenciada aos clientes”. O espaço inclui uma quinta, que abriga vários animais: esquilos, flamingos, peixes, papagaios, cangurus, cisnes e até grous do Japão. Por lá, existe ainda um parque infantil e uma esplanada.

“Sei que há poucos locais nesta região com animais. Quando percebemos que quem nos visita não conhece esta zona, fazemos questão de promover essa experiência”, afirma. O conceito inovador atrai visitas de estudo, eventos e festas de aniversário durante o ano inteiro.

 

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua da Doçaria Conventual nº320
    3140-563 Tentúgal
  • HORÁRIO
  • De segunda-feira a domingo das 6h30 às 21h

ARTIGOS RECOMENDADOS